Depois de correr o mundo e encontrar o ioga, Filipa Verol de Araújo trocou a arquitetura para ser instrutora da modalidade. Porém, a certa altura sentiu-se frustrada, porque não encontrava um tapete que cumprisse todas as exigências e características que procurava, a um valor razoável. Isto levou-a começar uma missão que nunca tinha entendido ser a sua: desenvolver acessórios, com produção e materiais portugueses.
A lisboeta de 32 anos decidiu repensar o que fazia e procurar algo que a fizesse sentir realmente realizada. Na sua jornada descobriu que o seu hobby favorito podia ser mais “do que algo que gostava de fazer nos tempos livres”. Daí à criação de uma nova marca de acessórios de ioga que celebra não só a cultura portuguesa, como “colmata algumas lacunas que existiam no mercado”, foi uma evolução natural.
Filipa Verol de Araújo não encontrava os acessórios que precisava para as suas aulas de ioga e resolveu criar o que procurava. “Quando surgiu a ideia de criar a FVA fiz uma pesquisa intensa para perceber a indústria e as tendências de consumo para ter a certeza que o produto estava alinhado com as preferências dos consumidores.” Primeiro pensou no design porque sabia que queria com uma forma diferente e orgânica, “que acompanhasse a forma do corpo”.
A FVA foi lançada oficialmente no final de 2022. No entanto, já estava a ser pensada há quase um ano. “Foram precisos muitos meses de trabalho até conseguirmos obter os materiais que queríamos.” Primeiro escolheram o produtor de cortiça, no Alentejo, para depois escolherem o tipo de borracha natural e a fábrica em que iam produzir os tapetes.
“Estive envolvida em todo o processo para conseguir garantir a qualidade dos materiais e a forma como eram produzidos. O objetivo era que fossem o mais naturais e sustentáveis possível”, conta à NiT.

Depois de ver o resultado final do TERRA Mat — como chamou ao tapete com quatro milímetros de espessura — pensou que não podia ficar por ali e desenhou dos blocos de treino e, mais tarde, criou também o spray desinfetante. “Sinto que há um pouco de desleixo em relação à limpeza do tapete. Porém, como é um acessório que utilizamos com muita regularidade e o qual tanto estamos a pisar, como estamos com a cara apoiada, é importante que seja desinfetado. Então criei um produto específico para o efeito”.
O TERRA Yoga Mat Cleaner foi desenvolvido especificamente para o cuidado da cortiça, mas serve também para outras superfícies naturais. “O spray tem um aroma muito suave e agradável conseguido pela utilização dos óleos essenciais de lavanda e menta. E é por isso também utilizado como ambientador”, explica Filipa, revelando que é também um dos produtos que gera mais curiosidade junto dos clientes.
A linha está disponível no site da FVA, que envia para todo o País, e os preços variam entre os 90€ (tapete) e os 16€ (blocos). Se os quiser experimentar poderá fazer uma aula na Sacral&Heart Yoga. Os valores, segundo Filipa Araújo, são justificados pela durabilidade dos produtos. “O objetivo é que durem vários anos. Esses são também dois dos valores que estabeleci para a marca”.
A escola Sacral&Heart Yoga
Quando a pandemia encerrou o País, Filipa fez as malas e foi dois meses para o Dubai que, ao contrário do resto do mundo, não estava fechado. Regressou cheia de vontade de ensinar o que aprendeu no emirado e começou a dar aulas em 2021, primeiro em casas particulares, depois a grupos ao ar livre. Quando chegou o inverno decidiu abrir um estúdio em Lisboa, nas Laranjeiras, o Sacral & Heart Yoga.
“Voltei do Dubai super entusiasmada e comecei a trabalhar mais com mulheres. Primeiro, porque são as mulheres que mais procuram este tipo de serviços. Depois porque quase todas as sequências de ioga que criava eram focadas nas ancas, na abertura das ancas”, conta.
É precisamente nesta área do corpo, “muito associada à sexualidade, à criatividade e ao feminino” que “guardamos as nossas emoções negativas”, explica. Filipa foca-se também na região pélvica, pela importância que tem para as mulheres. “É uma zona que pede muito reforço”, e que pode ser trabalhada nas suas aulas com o Yoga Sacral. “Uma prática que explora as ancas e pélvis”, frisa.
“A prática regular irá contribuir para o bem estar físico, emocional e mental. E permite ter um pavimento pélvico saudável que irá proporcionar o aumento do desejo e prazer sexual, facilita a preparação da gravidez, parto e pós-parto e ajuda a prevenir a incontinência urinária”, acrescenta.