Ginásios e outdoor

Três dias de sonho para conhecer os magníficos poços e lagoas do Gerês

A GreenTrekker propõe mais um desafio pelo Parque Nacional Peneda-Gerês.
Nunca é demais visitar o Gerês.

Durante os meses de calor, não há melhor destino para as famílias do que o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Por mais visitas que se façam, há sempre novos recantos a explorar. Além da área verde sem fim, os encantos da região incluem ainda as cascatas, as pontes e monumentos seculares e muitos rios.

Desta vez a GreenTrekker propõe três dias de caminhadas, de 22 a 25 de agosto, com estadia no Adelaide Hotel na Vila do Gerês. No primeiro aproveite para descansar: é o dia das boas-vindas e do briefing. Dia 23 começa a aventura. 

Este será o percurso do Poço Azul, uma lagoa de águas cristalinas, onde todo o vale que lhe dá acesso tem vistas privilegiadas para alguns dos cumes míticos geresianos como a Roca de Pias e a Roca Negra. O trajeto começa perto da Cascata do Arado, uma das mais famosas quedas de água do Parque, situada a 750 metros de altitude.

O trilho passa também pela Ponte das Servas, Curral da Malhadoura e Curral dos Portos, completando assim um percurso com uma paisagem onde se espreitam bosques e lagoas características da região. 

No dia seguinte (24), o caminho terá início junto ao miradouro da Pedra Bela, situado a 800 metros de altitude, de onde se pode observar a Albufeira da Caniçada, o rio Cávado e a Portela do Homem. Continua-se o percurso pelo Vale do Teixeira que conduz à Cascata do Rio Arado — uma das paragens obrigatórias e mais marcantes do Gerês — e onde pode e deve dar um mergulho. No fim, há lugar a um jantar de grupo para repor as energias.

Finalmente, no último dia (25) o percurso terá início no Lugar do Calvário. Um dos grandes atrativos deste trilho é o Penedo da Calcedónia, atravessado por uma fenda. Junto a este penedo abrigava-se uma povoação da Idade do Ferro e, mais tarde, pelos romanos, onde já foram encontrados vários vestígios que comprovam a sua presença. Se ainda houver tempo, será possível visitar a Barragem de Vilarinho das Furnas e as ruínas da aldeia submersa, caso estejam visíveis.

As inscrições podem-se fazer online. Os custos são 330€ por pessoa em quarto duplo ou 380€ em quarto single. O preço inclui as três estadias no Hotel com pequeno-almoço incluído, um jantar, guia e os respetivos seguros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT