Ginásios e outdoor

Os Trilhos da Malaposta estão a chegar a Pegões

A prova inclui três distâncias com diferentes níveis de dificuldade — só tem de escolher a mais adequada para si.
As inscrições dos trilhos já estão abertas.

Os Trilhos da Malaposta eram uma antiga rota postal de Portugal que ligava Lisboa a Madrid, atravessando diversas vilas e cidades. Com uma extensão de cerca de 500 quilómetros, eram percorridos por correios em diligências puxadas por cavalos, transportando correspondência e passageiros. 

Em 1533, a vila de Aldeia Galega do Ribatejo (hoje Montijo) foi escolhida para sede da principal Posta do Sul. Mais tarde, no século XIX, os cavalos foram substituídos pelas carruagens, surgindo assim a Malaposta do Alentejo.

A importância da rota postal para região é homenageada desde 2015 na prova Trilhos da Malaposta. A oitava edição realiza-se a 16 de junho em Pegões (no Montijo). O desafio é composto por três percursos com níveis de dificuldade distintos: um trail de 21 quilómetros, outro de 10 e uma caminhada de sete quilómetros.

As suas primeiras distâncias têm de ser completadas em três horas, sendo que os três primeiros classificados de cada uma receberão um prémio.

A partida e a meta do trajeto circular vão estar instaladas no Polidesportivo de Pegões. O percurso estará delimitado com fitas e outra sinalética, como setas. “Haverá algumas zonas em que os atletas poderão cruzar-se com viaturas (travessia de estradas ou estradões)”, sublinha a organização. Devem “ser tomadas as cautelas necessárias para evitar acidentes, no entanto, estarão elementos a auxiliar a passagem” nos pontos críticos.

Os participantes devem levar calçado e roupa confortável, telemóvel, boné, protetor solar, apito, garrafa de água e alimentos energéticos. No trail de 10 quilómetros terá dois pontos de abastecimento de água e comida, e no de 21 haverá três.

A prova é organizada pela Associação para a Formação e Desenvolvimento Desportivo, em parceria com a Câmara Municipal do Montijo e as juntas de freguesia de Pegões e Santo Isidro. 

As inscrições estão disponíveis online e podem ser feitas a título individual ou em equipa. Os preços variam entre os 8 e 14€, sendo que os valores incluem seguro de acidentes pessoais, lembranças, abastecimentos, medalha de participação e duche na Escolha Básica de Pegões. Atenção: a prova é limitada a 1000 participantes no total das três distâncias (trails de 21 e 10 quilómetros e caminhada de sete).

Carregue na galeria para descobrir outras corridas marcadas para os próximos dois meses.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT