Ginásios e outdoor

Paddle Battle: uma prova única pensada para todos os amantes da modalidade

Está marcada para este sábado consiste numa competição em cima das pranchas que depois termina fora de água, com umacorrida.
É um desporto exigente.

O stand up paddle já reúne muitos apaixonados em Portugal. Se faz parte deste grupo, vai gostar de saber que fim de semana decorre um evento no Vale do Tua integralmente dedicado à modalidade. Chama-se Paddle Battle e consiste numa competição em cima das pranchas que depois termina fora de água, com uma corrida. A atividade organizada pelo município de Alijó está agendada para este sábado, 24 de setembro.

O arranque da prova está marcado para as 8h30, no Jardim das Laranjeiras, em São Mamede de Ribatua, onde uns participantes iniciam o desafio dentro de água. Irão percorrer 9 quilómetros ao longo do Rio Tua. À mesma hora, outro grupo de atletas dá início ao Trail Run fazendo um percurso de 20 quilómetros até ao Amieiro.

Na segunda largada, prevista para as 13 horas, os elementos das equipas trocam de papéis, ou seja, quem foi a correr regressa em cima da prancha e vice-versa.

“Estão em causa duas modalidades que fazem parte da estratégia de promoção que desenhámos para o Vale do Tua. São ambos desportos de natureza que apaixonam os praticantes e que funcionam muito bem na promoção daquilo que são os nossos maiores valores: a paisagem, a qualidade ambiental e as pessoas”, refere o diretor do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), Artur Cascarejo, em comunicado.

Além do desempenho técnico das equipas, a classificação inclui um elemento que torna a experiência diferenciadora: o melhor prémio da competição contempla o atleta que recolher mais lixo durante o percurso.

A Paddle Battle foi criada em 2020, com o objetivo de motivar os amantes dos desportos e do ar livre, numa época do ano com um calendário pouco competitivo. Em 2021 o município de Carrazeda de Ansiães acolheu o evento e agora é a vez de Alijó de abraçar o projeto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT