Ginásios e outdoor

Padel pode integrar os Jogos Olímpicos já em 2032

A promessa partiu do presidente da Federação Internacional da modalidade, Luigi Carraro, que persegue o objetivo há vários anos.
A modalidade tem cada vez mais adeptos.

O padel surgiu nos anos 70, no México, e tem conquistado cada vez mais admiradores no nosso País. A modalidade, que já conta com milhares de participantes, é jogada a pares, com raquetes. Não requer grande destreza física, é fácil de aprender a praticar e toda a gente pode experimentar. 

Com o grupo de fãs de padel a crescer diariamente, muitos já sonham com as olimpíadas. A discussão surgiu há cerca de uma década e pode ser alcançado daqui a oito anos. O presidente da Federação Internacional de Padel, Luigi Carraro, prometeu a integração da modalidade nos Jogos Olímpicos de Brisbane, que se realizam em 2032, na Austrália.

Luigi Carraro deixou a garantia no final do torneio Genova Premier Padel P2, que teve lugar em Itália, este domingo, 7 de julho. A luta para levar a modalidade a uma competição olímpica já faz parte dos objetivos do presidente Federação Internacional de Padel há alguns anos, com a tentativa de incorporar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Os requisitos para a participação nesta prova são rígidos. Para ser considerado um desporto olímpico, o padel tem de ter um organismo internacional que supervisione o jogo à escala mundial, regra que é cumprida pelo desporto através da Federação Internacional de Padel. O código mundial antidoping é outro critério e é responsável por testar todos os atletas com rigorosos testes antidopagem.

Devido à falta de assistência de equipamentos motorizados nas competições olímpicas, existe a necessidade da modalidade ter condições próprias de o garantir. Uma vez que o padel consiste no uso de raquetes e bolas, este é outro requisito facilmente cumprido. O último critério necessário é a presença global, ou seja, a prática do desporto em, pelo menos, 75 países e quatro continentes, na categoria masculina. Já na categoria feminina é obrigatória a prática em 40 países e três continentes. Atualmente, a modalidade ainda não cumpre este último requisito, mas a perspetiva é que possa ser atingido até 2032.

Carregue na galeria para descobrir os melhores espaços para jogar padel na capital. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT