Os flamingos são criaturas fascinantes e as grandes atrações das Salinas do Samouco, em Alcochete. Se sempre sonhou em vê-los de perto, a Caminhando organizou uma atividade onde pode participar com toda a família. O ponto de encontro é na entrada das salinas, por volta das 9h50, no domingo, 17 de dezembro.
O percurso tem o total de seis quilómetros, ao longo do qual terá oportunidade de observar diversas aves. Se tiver sorte, os elegantes pássaros, cor de rosa, também costumam estar por aquela zona. Pode ainda descobrir alguns dos moinhos, que existem no concelho e que são um exemplo do aproveitamento da energia das marés e alguns dos burros mirandeses, que estão em vias de extinção.
O Complexo das Salinas, originalmente constituído por 56 salinas, remonta ao século XIII, e foi durante muitos anos o principal produtor de sal de todo o País. Atualmente acolhe, além da produção de sal, um projeto ecológico e ambiental de proteção e conservação de aves. São as únicas salinas ativas do estuário e estão cheias de flamingos, por serem um dos principais pontos de paragem para os pássaros que procuram a Margem Sul do Tejo como refúgio.
Pegue nos mais novos e leve-os numa experiência que nunca mais vão esquecer. Ainda vai a tempo de inscrever online e a atividade custa 12€. Os miúdos até aos seis anos não pagam. A organização recomenda que leve água e snacks para petiscar durante o percurso de 13 quilómetros, bem como equipamento adequado à caminhada.
Carregue na galeria para descobrir alguns dos animais e locais que vai poder conhecer ao longo do percurso.