Embora o Natal se aproxime a passos largos, o próximo evento da Green Trekker não se trata de um workshop de sobreviver à Consoada em família. Centrado em técnicas de sobrevivência, foi pensada para quem tem pavor de se perder e gostaria de conseguir ultrapassar obstáculos sem correr riscos. Por outras palavras, é uma espécie de curso básico de sobrevivência — e nunca se sabe quando vamos precisar de pôr estes conhecimentos em prática, não é? Tudo irá acontecer no Parque Florestal de Monsanto, a 17 de dezembro, um domingo.
O ponto de encontro será no parque de merendas do centro interpretativo, depois, os participantes irão rodear o antigo campo de tiro, espaço agora devolvido à floresta, em direção à peculiar zona das 6 Pedreiras. Durante o percurso irá aprender a reconhecer algumas plantas comestíveis (e aquelas que jamais deverá comer), a usar uma pederneira, que funciona independentemente da humidade ambiente. No final irão construir, em grupos, o melhor abrigo que conseguirem, num curto espaço de tempo e com materiais naturais, recolhidos no solo.
A atividade irá durar cerca de três horas e meia e está pensada para adultos e miúdos. A organização recomenda o uso de chapéu, roupa adequada para a chuva e calçado apropriado para caminhadas. Deve levar água, lanche e uma caneca para beber o chá oferecido pela organização.
Para se inscrever basta preencher um formulário online. O trekking de sobrevivência custa 15€ por pessoa e 7€ para miúdos entre os 7 e os 13 anos. Atenção: o valor a inscrição não inclui transporte até ao ponto de encontro, nem refeições.