Ginásios e outdoor

Lembra-se da Susana de “Peso Pesado”? Perdeu mais de 100 quilos e agora é PT

Susana Henriques, que participou no programa de perda de peso da SIC, em 2011, continua a inspirar milhares de pessoas.
É uma história inspiradora.

A história de Susana Henriques é a prova de que tudo é possível. Estávamos em 2011 quando decidiu participar na primeira edição portuguesa do programa “Peso Pesado”, transmitido na SIC. Tinha 170 quilos e foi eliminada na oitava semana do concurso. Ainda assim, não desistiu.

A concorrente decidiu continuar o processo de emagrecimento em casa, com foco na alimentação e na prática de exercício, e conseguiu perder mais de 100 quilos. Este número valeu-lhe o recorde nacional da mulher com mais peso perdido em menos de um ano.

Atualmente, é Personal Trainer e atleta e instrutora de CrossFit. Portanto, não só mudou de vida como inspira diariamente milhares de pessoas a fazê-lo — nos sítios onde dá aulas e também nas redes sociais.

Este domingo, 19 de julho, foi um dia especial para Susana Henriques, que fez questão de partilhar na página oficial de Facebook: Foi a primeira vez na minha vida que comprei um biquíni! Vá, a parte de cima pelo menos, que as pernas ainda precisam de ir ao corte e costura. Mas hoje foi a primeira vez que comprei a parte de cima de um biquíni e que o usei tranquilamente, sem constrangimentos, sem ’mas’, sem ‘porquês’.”

A PT de 37 anos garante que só quem passa por mudanças deste género sabe o que estes pequenos passos significam. Voltar a amar-se, explica, tem sido uma construção diária feita de cuidado, amor, luta e dedicação.

View this post on Instagram

Foi a primeira vez na minha vida que comprei um 👙 bikini! Vá…a parte de cima pelo menos, que as pernas ainda precisam de ir ao corte e costura 😅😅 Mas hoje foi a primeira vez que comprei a parte de cima de um bikini e que o usei tranquilamente, sem constrangimentos, sem "mas", sem "porquês! E só quem passa por mudanças deste gênero sabe, o que estes pequenos passos significam! Tem sido um longo processo voltar a AMAR-ME, tem sido uma construção diária, feita de cuidado, feita de amor, feita de luta, feita de dedicação! Eu não cheguei ontem quero…falo do corpo e do amor por ele…há coisas que não dependem de mim…há esperas que não matam mas moem, mas sei que vamos lá chegar! Mas hoje…hoje senti-me em paz na minha pele….e senti uma enorme gratidão por todo o caminho que já percorri! Devo um obrigada gigante à menina da esquerda por ter dado o primeiro passo para que a menina da direita tenha chegado hoje aqui! E um obrigada gigante ao Dr @dr.eduardocraveiromatos e ao Dr @ruifilipelima pelo "corte e costura" no meu peito😅 que ajudou e muito, aliado a todo o esforço diário, a recuperar a confiança e algum AMOR por mim! ❤️❤️🙏 O Bla Bla Bla de que "tens que te aceitar como és, e olha o caminho que já percorreste", comigo não pega! Sempre que eu não tiver satisfeita com a imagem que vejo no espelho, eu não vou aceitar! Vou lutar todos os dias para ser melhor! Vou lutar todos os dias para que este AMOR próprio cresça, porque esse é o mais importante de todos os amores ❤️ #exobesas #obesidademórbida #autoestima #foco #motivação #inspiracão #intenção #mudança #treino #vidasaudável #crossfit #crossfitgirls #personaltrainer #crossfitcoach

A post shared by PT Susana Henriques (@sucrossfit82) on

“Eu não cheguei onde quero… Falo do corpo e do amor por ele. Há coisas que não dependem de mim, há esperas que não matam mas moem, mas sei que vamos lá chegar! Mas hoje… Hoje senti-me em paz na minha pele e senti uma enorme gratidão por todo o caminho que já percorri”, escreveu.

Nesta publicação, onde também partilha um incrível antes e depois, aproveita para agradecer à mulher da esquerda. É Susana em 2011, quando pesava 170 quilos e nunca imaginava que hoje em dia tivesse alcançado estes feitos. “Devo um obrigada gigante à menina da esquerda por ter dado o primeiro passo para que a menina da direita tenha chegado hoje aqui”, pode ler-se.

A ex-concorrente do programa da SIC garante que não se deixa guiar pela filosofia de que nos temos de aceitar como somos ou de ficar satisfeita com o que já se alcançou. “Sempre que eu não estiver satisfeita com a imagem que vejo no espelho, eu não vou aceitar! Vou lutar todos os dias para ser melhor! Vou lutar todos os dias para que este AMOR próprio cresça por ser o mais importante de todos os amores.”

O processo não foi fácil

Numa entrevista à SIC, em 2019, a PT assumiu que só quando entrou no programa é que percebeu que estava numa fase de obesidade. Antes, explicou, até achava que se mexia relativamente bem e até era praticante de ginástica. 

“Eu tive uma depressão quando a minha mãe morreu e a comida passou a ser o meu refúgio. Andava sempre de um lado para o outro, a mexer-me, e a partir do momento em que a minha mãe morreu eu deixei tudo aquilo e afundei-me completamente e a comida passou a ser o meu refúgio … e depois é uma bola de neve”, desabafou sobre a causa de ganho de peso.

Os alimentos eram o seu consolo e sentia-se menos triste quando comia. Antes da participação em “Peso Pesado”, tentou várias vezes perder peso, mas sem sucesso. Os últimos nove anos, confessou, foram de luta e que foi no CrossFit que entrou uma motivação diária.

Mas nem sempre foi fácil. “Houve períodos, durante este percurso, em que se calhar o caminho mais fácil teria sido desistir. Posso dizer que houve uma altura em que estive desempregada e passei por dificuldades e que a única coisa que tinha para comer em casa era arroz, ou seja, hidratos”, contou.

Depois de confessar a passagem pelo período de pobreza, conseguiu emprego num restaurante, o que também não ajuda quem está num processo de perda de peso. Foi um desafio que, infelizmente, acabou num distúrbio alimentar.

Sobre gratidão :💟Gratidão a todos os que acompanham esta caminhada! Gratidão a todos os que me incentivam e me…

Publicado por Susana Henriques em Quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Aquilo era muito stressante… e nessa altura houve um período em que eu tive um início de bulimia nervosa. Ou seja, eu comia e depois acabava por vomitar. Felizmente, fui a tempo de pedir ajuda”, revelou Susana Henriques.

Para quem possa estar a passar por esta ou outra dificuldade, o conselho da instrutora é que as pessoas não desistam delas. “Têm de continuar a lutar porque se eu consegui, mesmo com todos estes percalços, qualquer pessoa consegue se quiser realmente e se lutar sem desistir.”

Atualmente, não tem o hábito de se pesar e tem consciência de que fazer uma alimentação saudável é o mais importante. Ainda não está como deseja, mas sente-se feliz e saudável. E mais: com forças para “continuar na luta”.

Agora, carregue na galeria para descobrir mais ao pormenor mais cinco histórias incríveis de portugueses que perderam mais de 20 quilos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT