Ginásios e outdoor

PT de Rihanna revela os 8 exercícios ideais para tonificar os glúteos

Os agachamentos não fazem parte das sugestões de Harley Pasternak, que também trabalha com as estrelas Gwyneth Paltrow e Katy Perry.
Fotografia: Instagram @badgalriri.

Rihanna, Arianna Grande, Katy Perry, Lady Gaga, Gwyneth Paltrow ou Halle Berry têm vários pontos em comum. Além de serem verdadeiros exemplos de sucesso nas suas respetivas áreas, são verdadeiramente obcecadas pelo treino, pela alimentação e pelas rotinas de bem-estar. 

Existe outro elemento que junta todas estas celebridades. Chama-se Harley Pasternak, é especialista em nutrição, uma celebridade da televisão e personal trainer das seis mulheres. O especialista foi, inclusive, o responsável pelo treino excecional que as atrizes fizeram para filmes e projetos televisivos como “Angel Eyes” (2001) “The Shield (2002), “Catwoman” (2004), “Constantine” (2005), “Twilight” (2008), “Bedtime Stories” (2008), “Dear John” (2010), “Fast & Furious 6” (2013), e “Untitled Jumanji: Welcome to the Jungle Sequel” (2019).

Em entrevista à edição americana da revista “Women’s Health”, Harley Pasternak partilhou os oito exercícios ideais para reforçar e tonificar os glúteos. Para surpresa de alguns, os agachamentos não estão entre eles.

“Os agachamentos não são um grande exercício de glúteos, por isso não os faço com os meus clientes”, explicou à publicação.

Em vez disso, Pasternak dá preferência a movimentos unilaterais: lunge, lunge lateral e skater lunge. Estes exercícios fortificam ambos os lados do corpo e criam um ambiente desequilibrado para o mesmo, obrigando o core a trabalhar mais para manter a estabilidade.

Quando o objetivo é esculpir os glúteos, Pasternak salienta ainda a importância de trabalhar esta zona de cima para baixo. Ou seja, da parte inferior das costas até aos isquiotibiais (grupo de músculos localizados na parte posterior da coxa), que levantam os glúteos enquanto a parte inferior das costas os apoia.

Superman e superman alternado são os movimentos recomendados pelo especialista para fortalecer as costas. Para os isquiotibiais, Pasternak recomenda as flexões de perna e o deadlift. A ponte de glúteos é perfeita quando se quer atingir diretamente os músculos que lhe dão nome.

Se adicionar uma banda elástica às pontes de glúteos ou aos lunges laterais, consegue ativar os lados dos glúteos, igualmente conhecidos como glúteos médios.

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