Ginásios e outdoor

Poço do Inferno. A rota pela Serra da Estrela que termina numa cascata com 10 metros

O percurso tem apenas 2,5 quilómetros, mas está avaliado como sendo de dificuldade elevada devido ao terreno acidentado.
Tem uma beleza impressionante.

Com as primeiras quedas de neve, todos os caminhos vão dar à Torre, na Serra da Estrela. Seja para desenhar anjos com o próprio corpo, fazer bonecos ou (tentar) esquiar, há inúmeras razões para visitar um dos destinos favoritos dos portugueses no inverno.

Além das atividades típicas dos dias mais frios do ano, a região tem muitos outros atrativos, como os numerosos percursos pedestres que atravessam paisagens deslumbrantes. Um exemplo é a rota do Poço do Inferno, um trajeto de 2,5 quilómetros, classificado como de dificuldade elevada. Popular entre os amantes de caminhadas desafiantes, encontra-se aberto durante todo o ano (exceto em condições meteorológicas adversas). 

O início do trilho situa-se no parque de estacionamento do Poço do Inferno, em Manteigas.  Daí, inicia-se uma subida exigente pelo Vale do Zêzere, num terreno acidentado com muitas pedras soltas, exigindo atenção redobrada.

O percurso segue pelo vale da Ribeira de Leandres, com cumes de xisto e pequenos ribeiros que podem congelar no inverno.  Para facilitar a caminhada, há cerca de uma década foram colocadas grandes placas de pedra ao longo do trilho. Durante o trajeto irá passar por pequenas quedas de água, antes de chegar ao principal atrativo: a cascata do Poço do Inferno.

Com cerca de 10 metros de altura, é um geossítio, ou seja, um monumento natural que atrai muitos visitantes ao Parque Natural da Serra da Estrela. A sua beleza reside no contraste entre a vegetação circundante e a água, que congela em temperaturas negativas. O nome, Poço do Inferno, deriva da lagoa formada pelas águas da Ribeira de Leandres a, aproximadamente, 1080 metros de altitude.

Após a paragem para admirar a paisagem, a descida exige esforço.  Circula um mito região que recomenda percorrer o trilho no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, algo que, segundo alguns caminhantes, faz sentido durante o percurso, embora a razão não seja conhecida.

Devido à natureza montanhosa e acidentada do percurso, recomenda-se calçado e vestuário adequados para garantir conforto e segurança.  Leve, pelo menos, 1,5 litros de água e alguns alimentos para manter os níveis de energia.

Carregue na galeria para ver algumas imagens do trilho do Poço do Inferno, em pleno coração da Serra da Estrela. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT