Ginásios e outdoor

Polícia, bartender e personal trainer: o português que tem um ginásio de sucesso nos EUA

Chama-se Pedro Cascais é natural de Aveiro e emigrou aos 25 anos à procura do verdadeiro sonho americano. E encontrou-o.
Pedro e a esposa abriram o Evoxfit em 2021.

Pedro Cascais tinha apenas 25 anos quando decidiu ir viver para Newark, nos Estados Unidos, para perto dos irmãos. Filho de pais emigrantes, o licenciado em gestão de marketing pelo IPAM foi à procura do sonho americano. O jovem natural da Gafanha da Nazaré, em Aveiro, partiu com um plano delineado. “Queria viver dois ou três anos nos EUA e depois regressar a Portugal e lançar-me na minha área”, conta à NiT. Mas a vida deu-lhe outro rumo.

Corria o ano de 2007 e viviam-se momentos difíceis do outro lado do Atlântico. A crise do subprime estava a começar (a falência do banco Lehman Brothers aconteceria no ano seguinte, em 2008) o que levou à escalada da taxa de desemprego. Encontrar trabalho era muito difícil. “Quando cheguei a New Jersey não consegui arranjar logo emprego. A crise tornou tudo muito difícil.” Pedro não baixou os braços. “Batia de porta em porta, andava de restaurante e restaurante e não conseguia arranjar nada. Foi realmente difícil para mim, porque cheguei com um canudo e nem servia para lavar pratos. Fiquei muito afetado psicologicamente”, recorda.

O seu primeiro trabalho foi numa discoteca, como bartender, mas não ganhava dinheiro. “Primeiro estive a aprender, de graça. Até porque aqui são muito exigentes com os cockatils e prepará-los é um verdadeiro desafio. Alguns levam 15 bebidas”, revela, para explicar a sua decisão. O português acabou por se apaixonar pela profissão e manteve-a durante oito anos. Contudo, não era a única que tinha. Durante esse período também trabalhou como personal trainer, segurança em bares e discotecas e como motorista de carrinhas de transporte de dinheiro.

Homem dos sete ofícios, Pedro Cascais acalentava o sonho de ter uma outra profissão. Queria ser polícia. “Candidatei-me oito anos consecutivos à academia de polícia. Não foi fácil entrar, mas acabei por conseguir.”  Quando entrou, em 2015, deixou os outros empregos e focou-se na sua nova profissão, mas nunca deixou os treinos personalizados. Era uma forma de alimentar a paixão pelo exercício físico, que o acompanha desde miúdo.

“Em Portugal sempre treinei. Competia em torneios de strongman, a modalidade em que os atletas testam a sua força até ao limite, pegando em pneus e outros objetos muito pesados. Quando me mudei para os EUA não deixei de o fazer, mas acabei por aliar os treinos ao objetivo de ajudar os outros a conseguirem atingir as suas metas”, explica à NiT.

Atualmente, Pedro Cascais tem 40 anos e integra o Department of Corrections da polícia de Nova Jérsia. O facto de pertencer a este departamento em particular significa que tanto pode ser destacado para trabalhar em estabelecimentos prisionais, como pode ficar alocado às operações especiais que incluem o transporte de prisioneiros ou a segurança policial em eventos.

Dos bares aos ginásios

Sempre com a mesma vontade de chegar mais longe no mundo do exercício físico, Pedro montou um estúdio com um sócio, em 2009. O negócio estava a correr bem e tinham já alguns atletas quando abriu um ginásio enorme na mesma rua de Newark. “Não tínhamos como competir com eles, tivemos de encerrar.” O português continuou a dar aulas personalizadas noutros espaços, mas nunca abandonou a ideia de ter um negócio próprio ligado ao fitness.

Após várias tentativas, burocracias e uma pandemia pelo meio, conseguiu inaugurar o seu primeiro espaço, o Evoxfit, a 8 de março de 2021. O ginásio (no número 14 da Chapel Street, em Newark) apresenta-se com uma imagem moderna, onde os detalhes se destacam pela irreverência, e mais de 100 máquinas com equipamento de última geração à disposição de todos os sócios.

Pedro Cascais é o exemplo de que a perseverança e a dedicação são o segredo do sucesso: “Custou, mas hoje sou concorrente dos maiores ginásios de Newark.” Algo que só foi possível com a ajuda da mulher, natural do Brasil, que conheceu nos EUA. “A Jania deixou o trabalho enquanto tosquiadora de cães para se dedicar ao nosso clube. É ela que trata de toda a burocracia e trouxe também um novo conceito para o espaço, de refeições e batidos que os nossos atletas podem consumir.”

As receitas saudáveis são pensadas para quem procura resultados. É tudo feito no momento, como os dois fazem em casa. A ideia teve por base precisamente o regime alimentar que ambos seguem e nas refeições que costumam fazer juntos. E, apesar da América ser conhecida pela fast food e pelas comidas processadas, Pedro Cascais notou uma grande procura pelas refeições fit que servem no ginásio e pelo conceito de vida saudável que promovem no Evoxfit.

“Temos muitos atletas americanos que adoram treinar e querem manter-se, mas o nosso publico é maioritariamente composto por portugueses e brasileiros. Mas estamos abertos a todos os que queiram ver resultados e procurem espaços com qualidade, com equipamentos de topo”, refere.

Nenhum detalhe é deixado ao acaso no Evoxfit. “Sempre que sai uma máquina nova que faça sentido, avanço com o upgrade. Em menos de dois anos já troquei mais de 30 equipamentos para conseguir garantir a qualidade que quero dar aos nossos clientes”, sublinha Pedro Cascais.

De Portugal para os EUA e vice-versa

O sucesso foi tal que quando veio de férias a Portugal, Pedro percebeu que em Aveiro não existia um espaço como Evoxfit. Motivado pela vontade de marcar a diferença na terra onde cresceu começou a procura um espaço onde pudesse instalar o ginásio dos seus sonhos, à semelhança do que tem em Newark.

Um ano depois viu o seu sonho concretizado com a abertura do Evoxfit Aveiro, em outubro de 2022. E não quer ficar por aqui. “O nosso objetivo é expandir a nossa marca e chegar a mais locais nos Estados Unidos da América e em Portugal. E poderão haver novidades em breve”, deixa no ar.

O ritmo de vida de Pedro Cascais é tão acelerado quanto parece. Além de gerir os dois espaços e trabalhar como guarda prisional ainda arranja tempo para treinar diariamente, entre 45 minutos a uma hora e meia, dependo dos objetivos que traça para cada dia. “O segredo é dormir pouco”, diz em tom de brincadeira à NiT. “E tenho o apoio fundamental da minha esposa”, acrescenta.

“A lei do esforço nunca te trai”, conclui. Este é o lema do polícia luso-americano que tem o sonho de chegar mais longe no mundo do fitness com o seu Evoxfit.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT