Em 2024, Portugal assistiu à abertura de vários centros de fitness inovadores, incluindo um ginásio dedicado exclusivamente aos glúteos, outro que utiliza inteligência artificial para criar planos de treino personalizados, e um espaço que combina aquecimento por infravermelhos com uma criosauna.
A diversidade de novas opções é vasta e, nas últimas semanas, a redação da NiT selecionou os cinco ginásios que se destacaram no ano passado. Agora, são os leitores que decidem qual deles merece o primeiro lugar. Até 19 de fevereiro pode escolher os seus nomeados favoritos, numa votação que está a decorrer online.
Um dos ginásios que se diferenciou é o GymSpot, que abriu portas a 16 de dezembro. Este conceito oferece uma solução para quem valoriza a privacidade, permitindo que os clientes treinem sozinhos. “Cada cliente dispõe do seu espaço pessoal durante o período que reservar”, revela o fundador, Pedro Miranda.
O GymSpot também se destaca pela sua vertente tecnológica, utilizando inteligência artificial para criar planos de treino adaptados a diferentes horários e locais, com base nas preferências individuais. Os clientes que já têm um personal trainer podem utilizar o espaço para as suas sessões.
Para quem não dispensa uma vista inspiradora enquanto treina, o 20,24 Premium Studio, em Matosinhos, não desilude. Além do serviço de treino personalizado, ali é possível correr na passadeira ou refazer uma sessão de musculação com vista para o mar.
A estética e a decoração foram cuidadosamente planeadas para proporcionar o máximo conforto, destacando-se o serviço exclusivo. “Queríamos fugir do conceito dos ginásios de massa e criar um estúdio intimista, onde os sócios pudessem realizar qualquer tipo de treino”, salienta o proprietário, Diogo Gonçalves.
O Core Collective, localizado junto ao Marquês de Pombal em Lisboa, é ideal para quem procura um ginásio que oferece serviços fora do comum. Com salas aquecidas, painéis de infravermelhos e Pilates clínico, o espaço está equipado com máquinas XFormes.
“Somos o primeiro e único estúdio com estes equipamentos em Portugal, um método diferente de treino de resistência, numa máquina semelhante às habituais, mas com um método completamente distinto. É um treino baseado em exercícios de isometria”, explica a responsável, Kenza Charania.
Além disso, inclui ainda uma sala de recuperação com sauna de infravermelhos e uma criosauna, — onde os sócios entram num cilindro com uma temperatura de 120 graus negativos durante três minutos, promovendo a regeneração muscular, a ativação da circulação sanguínea e um aumento de energia.
O Booty Call Club, inaugurado a 8 de março de 2024, é o destino ideal para quem deseja trabalhar os glúteos. Com sessões animadas ao som de música intensa, a proprietária procura tornar os treinos menos “aborrecidos”.
As aulas concentram-se “nas duas áreas musculares mais procuradas pelas mulheres, os glúteos e os abdominais”. Curiosamente, tudo acontece numa discoteca em Lisboa, aproveitando o ambiente característico do espaço para a prática de exercício físico.
O Mokoboko também merece uma menção especial: trata-se de um espaço minimalista e acolhedor, onde se pode praticar Pilates, ioga, stretching e barre. “Aqui procuramos disponibilizar um estúdio de fitness acessível, com aulas para pequenos grupos e um foco no bem-estar das pessoas”, sublinha a fundadora, Karina Supeyeva, natural do Cazaquistão.
A premissa do conceito é manter turmas reduzidas, entre seis a oito pessoas, para garantir um serviço exclusivo, afastado das grandes multidões, e treinos personalizados.
Carregue nas setas abaixo para saber mais sobre os cinco ginásios que se destacaram em Portugal em 2024 e estão nomeados para os Prémios NiT.