Ginásios e outdoor

Prepare-se para uma incrível caminhada pelas “varandas” mais famosas de Portugal

Está marcada para 17 de outubro, um sábado. As inscrições já estão abertas.
Vai ser inesquecível.

Já foi imensas vezes à Serra da Arrábida mas, muito provavelmente, nunca conheceu as suas “varandas”, como muita gente lhes chama. Por isso, a Green Trekker decidiu organizar uma caminhada até às famosas marmitas de gigante.

“Estas impressionantes depressões, originadas pela erosão das águas, surpreendem qualquer amante da natureza”, descreve a organização. O percurso que o levará até lá está marcado para 17 de outubro, sábado.

A caminhada começa na Aldeia de Pedreiras, no concelho de Sesimbra, pelas 10 horas. Depois, os participantes seguem os trilhos até à arriba da Serra do Risco, a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa. “Aqui, teremos uma vista privilegiada, não só sobre o Atlântico, como também sobre Sesimbra e sobre a costa alentejana”, pode ler-se.

O grupo atravessa um pinhal, em direção a uma extensa área carsificada onde se destacam as “marmitas de gigante”, formadas por erosão fluvial no leito da Ribeira do Risco — a maior delas tem um volume estimado de 150m3.

Antes de chegar ao ponto inicial, o percurso inclui passagem pelo Pico do Formosinho e pela Quinta de Calhariz. A caminhada de nível de dificuldade moderado é de 13 quilómetros, que serão percorridos em cerca de quatro horas e meia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online.  A Green Trekker, que é uma empresa “Safe & Clean”, pede que os participantes levem um kit de proteção individual, composto por máscara e álcool gel. Além disso, não se esqueça da água, comida, chapéu e roupa e calçado adequados às condições meteorológicas. O preço é de 10€ por pessoa e inclui guia no terreno e os seguros necessários. O limite de idade mínimo para participar é de 12 anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT