Ginásios e outdoor

Prepare-se: vem aí um fim de semana diferente para explorar o seu lado mais radical

Para quem se atrever, a aventura está marcada para os dias 14, 15 e 16 de abril na região da Serra da Freita, em Arouca.
É uma aventura.

Os treinos e atividades ao ar livre são das melhores formas de se libertar do stress do dia a dia. Além dos óbvios benefícios do exercício físico, fazê-lo perto da natureza traz uma tranquilidade única. Se uma simples caminhada não o convence, talvez um desporto mais radical o faça.

Estas modalidades têm cada vez mais adeptos em todo o mundo. Para responder à procura crescente de experiências repletas de pura adrenalina, fazem-se adaptações aos desportos já existentes e inventam-se outras. Mas alguns nunca passam de moda. O rafting é um dos exemplos mais conhecidos.

A GreenTrekker tem a proposta ideal. A primeira experiência, a 14 de abril, será dedicada a descer o Rio Paiva, num troço, que, segundo a organização, é indicado para quem deseja fazer rafting pela primeira vez.

À tarde, a aventura será outra: fazer os passadiços do Paiva. A estrutura em madeira é uma das grande atrações do concelho e permite desfrutar das curvas e contracurvas que serpenteiam o rio e admirar a magnífica paisagem em que ela está inserida.

Mas não é tudo. Para terminar em grande, quem se aventurar terá a oportunidade de percorrer a ponte 516 — a maior ponte suspensa pedonal do mundo. Como o nome indica, tem 516 metros de comprimento e permite observar a Garganta do Paiva e a Cascata das Agueiras, alguns dos pontos turísticos da região.

A ponte suspensa.

O domingo, 16 de abril, é dedicado à exploração da cultura e história local, através de um trilho com 17 quilómetros. Começa na aldeia do Merujal e segue em direção à Albergaria da Serra. Daqui ruma para o Vidoeiro e continua até encontrarem a Aldeia da Castanheira, onde se podem ver as pedras parideiras, que resultam de um fenómeno de granitização raro.

A atividade começa no dia 14 às 14 horas, no Hotel São Pedro, Arouca, onde os participantes ficarão hospedados. Quem quiser participar tem de inscrever-se no site da organização. Custa 295€ e o preço inclui duas noites de alojamento no Hotel São Pedro com pequeno-almoço, um jantar de grupo, as atividades, chá e bolachas durante os passeios pedestres e os seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT