O Pilates é uma modalidade reconhecida por proporcionar uma série de benefícios: ajuda a fortalecer os músculos, graças a movimentos controlados, precisos e fluidos, com ênfase na respiração. Trata-se de uma prática baseada na repetição e nos alongamentos, conhecida por deixar os praticantes mais tranquilos.
Agora, imagine fazer os exercícios criados por Joseph Pilates rodeada por cachorros amorosos. O grau de relaxamento atingido a cada aula — já para não falar no índice de fofura — seria bem mais elevado, certo? É precisamente esta a proposta do Puppyology, o novo programa oferecido por um estúdio em Braga. Ali poderá tirar partido dos benefícios da modalidade e do contacto com os animais.
“É um escape para o stress do dia a dia e também ajuda a controlar a ansiedade”, começa por descrever Bárbara Lemos à NiT. A jovem de 23 anos criou o conceito inspirada por uma das aulas que teve durante a licenciatura em Psicologia e Criminologia na Anglia Ruskin University, em Cambridge, no Reino Unido.
Um dos estudos da American Psychiatric Association analisados pelo professor despertaram-na para o efeito positivo do contacto com cães e gatos na saúde mental. “Uma das conclusões refere que as pessoas com animais de estimação apresentam índices de ansiedade, depressão e stress inferiores aos das pessoas que não têm animais“, explica à NiT.
Curiosa com a relação, resolveu inscrever-se num ginásio onde ofereciam “aulas de ioga com puppies”, em Londres, onde vivia na altura. Após algumas sessões percebeu que, no final, se sentia menos ansiosa e mais relaxada. Impressionada com os resultados, pensou em criar um projeto idêntico, mas na sua cidade natal, em Braga. Porém, só avançou com a ideia um ano depois.
“Quando regressei a Portugal, em junho, inspirei-me na minha relação com as minhas cadelas, a Vicky e a Khloe, e comecei a trabalhar no sentido de pensar em modalidades onde as pessoas pudessem estar em contacto com animais.”
A ideia de usar o Pilates como prática base surgiu após falar com a mãe, Sónia Mota, diretora da escola Braga Dança, que lhe falou sobre todos os benefícios da prática e mostrou-se “entusiasmada por incluir no programa uma atividade tão inovadora como esta”.
“A academia, tal como diz o nome, tem modalidades de dança e não só. Ali pode também praticar Pilates, alongamentos e ginástica. Por isso, no final, foi só juntar a minha ideia à oportunidade e começar a desenvolver o projeto”, explica.
As férias de verão foram passadas a desenvolver o programa Puppyology. “Precisávamos de encontrar uma associação de cães para adoção, ultimar detalhes com a professora da modalidade e fazer tudo acontecer”, conta à NiT. O objetivo era “aliar três coisas importantes”: a saúde mental, física, e arranjar um lar para os animais.
A iniciativa avançou e as primeiras aulas aconteceram no passado dia 14 de outubro e “superaram as expectativas”. Após os exercícios, há sempre um momento reservado ao relaxamento e às brincadeiras com os cachorros e, no final, é preparado um lanche com snacks saudáveis.
“As 45 participantes adoraram a ideia e, dos 11 cachorros que acompanharam a sessão, oito foram adotados. Todos os objetivos da nossa missão foram cumpridos”, admite Bárbara, orgulhosa. Se ainda assim está apreensivo em experimentar, pode ficar descansado. As únicas coisas que pode esperar é diversão, muitas lambidelas e agitação. “Os puppies estavam super contentes e as pessoas também. Durante a aula, também a professora de Pilates saiu da sua zona de conforto porque nunca tinha feito nada assim e adorou”, garante.
A próxima sessão está marcada para 28 de outubro, igualmente na escola Braga Dança, mas as vagas disponíveis já esgotaram. Se também gostaria de experimentar esta versão alternativa de Pilates com companhia canina, pode inscrever-se numa das duas sessões agendadas para 5 de novembro (às 10 horas ou 11h30). A atividade destina-se não só a praticantes assíduos da modalidade, mas a todos que sempre desejaram experimentar. No final, pode sempre adotar um dos cachorros da Abandoned Pets Portugal.
Se quiser participar numa destas aulas de ioga pode inscrever-se através da página da Puppyology no Instagram. Cada aula tem o valor de 12€ e inclui, além da prática com a instrutora Bárbara Vieira e a companhia dos animais, snacks e uma garrafa de água.
Embora tenha regresso marcado para Londres para janeiro, onde irá frequentar um mestrado em psicologia forense, Bárbara Lemos garante que as aulas irão continuar. “Gosto muito deste projeto, por isso mesmo, vou continuar a tratar das inscrições à distância e esclarecer todas as dúvidas que surjam através das redes sociais. Tudo o que for necessário tratar presencialmente, será a minha mãe a tratar.”
Carregue na galeria para perceber o ambiente mágico onde pode praticar Pilates rodeada por cachorros.