Ginásios e outdoor

Quantos dias por semana é preciso treinar para ter uma barriga lisa?

Também há um tempo mínimo por dia para trabalhar esse mesmo objetivo.
Não desista.

Pernas, braços ou glúteos, todas são áreas bastante trabalhadas nas práticas desportivas e nos ginásios para atingir o corpo desejado. Porém, há uma que detém a maior parte dos esforços e atenção: a zona como a abdominal. Sejam homens ou mulheres, a maioria tem o objetivo de conseguir uma barriga lisa, seis quais quer vestígios de gordura. Mas quanto tempo é preciso dedicar a isso?

Primeiro de tudo, não é mito: pode ser ligeiramente mais difícil para o sexo feminino — mas não impossível. É que, geneticamente, os homens têm mais tendência para acumular gordura no tronco (em forma de maçã) e as mulheres nas ancas (em forma de pêra). Contudo, uma coisa é certa em ambos os casos: para perder gordura, não vale a pena fazer abdominais até à exaustão, até porque não é um grupo muscular que queime assim tantas calorias.

“A pele da barriga é a mais flexível do corpo, o que lhe permite variar de volume com mais facilidade”, referem os especialistas do centro de estética Chi Spa, em Madrid, citados pela revista espanhola “Glamour”. Porém, com o avançar da idade, a pele “perde flexibilidade e elasticidade e tende a acumular adipócitos (gordura)”.

Para combater esse flagelo, deve-se claro, começar pela alimentação. O ideal é optar sempre pela dieta mediterrânea, cheia de frutas, legumes e verduras, e também com muita fibra. Mas o exercício físico também é fundamental.

“Todo o tipo de exercício ajuda: caminhar, subir escadas… E o ideal é que a prática de exercício físico não seja inferior a quatro dias por semana, com uma média de 60 minutos por dia”, refere Álex García, responsável pelo Fit Club Madrid, à mesma publicação.

“Exercícios hipopressivos são muito eficazes” para conseguir uma barriga lisinha, indica o especialista. Esta técnica tem como base suster a respiração por longos períodos de tempo, até que se crie vácuo na cavidade abdominal.

Este tipo de exercícios “não só ajudam a reafirmar a zona abdominal, como também fortalecem o solo pélvico”. São feitos com o praticante deitado no chão, de barriga para cima, ou em posição quadrúpede. “Primeiro é necessário libertar todo o ar e, depois, contrair o abdómen tentando aguentar o máximo de tempo possível.”

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A importância de seguir uma alimentação inteligente

Como já tínhamos dito, o processo começa na cozinha. Por um lado, há alimentos dos quais deve manter-se afastado, como os produtos processados e cheios de açúcar. Contudo, há outros que podem ajudar a acabar com todos os vestígios de gordura nesta parte do corpo.

São alimentos que reduzem o inchaço abdominal e combatem a acumulação de massa gorda. Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, um bom exemplo são as amêndoas. Embora muita gente questione a eficácia deste fruto seco, devido ao seu valor energético, a verdade é que ele contribui para este objetivo.

Mas não é o único. A framboesa também faz parte da lista por duas razões simples: é baixa em calorias e rica em antioxidantes que reduzem a absorção de gordura e açúcares.

E há mais um fator que influencia este objetivo: ter uma boa noite de sono. Deve dormir cerca de sete a oito horas por para garantir o bom funcionamento do organismo e combater a gordura extra, garante a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Agora que já sabe tudo o que deve fazer, pode ver a lista completa de alimentos que prometem manter a barriga lisa e sem gordura. Carregue na galeria para saber quais são.

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