Ginásios e outdoor

Quer evitar lesões? Experimente estes exercícios para aquecer bem antes de treinar

Há lesões que são inteiramente evitáveis. A PT Inês Tavares dá à NiT seis sugestões de como fazer as coisas.
É assim que se faz.

“Quem nunca entrou no ginásio, e foi direto para uma passadeira, elíptica ou remo e ficou lá durante 10 minutos e achou que já estava pronto para começar o treino?”. A pergunta não é nossa, é da PT Inês Tavares. E tem boa razão de ser.

Mesmo entre quem até vai com alguma regularidade ao ginásio, por vezes ignora-se uma daquelas regras de ouro: aquecer; aquecer sempre. E bem. O que quer dizer que algumas rotações desleixadas é pouco para aquilo que se quer: evitar lesões e melhorar o treino.

“Se fosse pelo sentido literal da palavra, aquecer seria somente o aumento da temperatura corporal, mas, o aquecimento para um bom treino, deve ir muito além disso”, salienta a PT do FITTEJO. Mas como se faz isto?

“Para irmos mais além, precisamos de conhecer realmente para que serve e quais os benefícios de um bom aquecimento; ou seja, o aquecimento além de aumentar a temperatura corporal, serve para preparar o corpo para o treino que se irá fazer a seguir”, explica-nos.

Para tal, é importante que este aumente a atividade cardiorrespiratória. Além do mais, “reduz o risco de lesões e ajuda, física e mentalmente, a estar mais preparado para elevar o corpo a um esforço maior e a ter um melhor desempenho durante o treino.

A PT acrescenta ainda que o aquecimento antes de qualquer treino pode ser dividido em duas fases. A primeira passa por esse aumento da temperatura corporal, que serve “para aumentar a circulação sanguínea e pôr os músculos mais disponíveis para o exercício”. Para tal, “pode-se usar qualquer equipamento de cardio que disponha no ginásio”. A segunda parte diz respeito à “mobilidade articular”.

Neste caso Inês Tavares fala de “exercícios dinâmicos sem carga e que preparem os tendões e ligamentos para exercícios mais intensos”. Esta é fase onde o foco deve estar nas principais articulações que irão ter uma maior sobrecarga e trabalho no treino que se segue.

Antes de começar a fazer este trabalho de mobilidade articular, tome nota destas instruções: Inês Tavares sugere que faça três rondas de um circuito, com 10 a 12 repetições de cada um dos exercícios antes da parte fundamental do teu treino. “Relembro ainda que quanto maior a preparação no aquecimento, melhores resultados se irá ter no treino”.

Com isto em mente, já pode carregar na galeria e descobrir seis exercícios de aquecimento que são certamente mais indicados do que o que costumamos fazer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT