Maiorca é muito mais do que belas praias e relaxar ao sol. A ilha espanhola oferece uma rica cultura e história, com a impressionante Catedral de Palma, o Castelo de Bellver e o Palácio Real de La Almudaina. É também um destino de excelência para aqueles que não conseguem deixar o exercício de lado, ou para os fãs de ténis e padel, ou não fosse a terra natal de um dos melhores tenistas da história do desporto.
Não é só dentro do campo e com uma raquete na mão que o tenista espanhol Rafael Nadal marca pontos. Após investir na área da restauração — é um dos proprietários do grupo Tatel, que detém vários espaços em Espanha —, um dos maiores vencedores de Grand Slams tem também um hotel em Palmanova e um megalómano complexo dedicado ao desporto que o fez ser um dos atletas mais famosos da atualidade.
Rafael Nadal nasceu em Manacor, uma das vilas da ilha. E é precisamente nessa pequena localidade que decidiu instalar um dos maiores investimentos que já fez na vida: a La Rafa Nadal Academy by Movistar.
O complexo que nasceu em 2016 conta agora com 45 campos de ténis: 19 exteriores e 4 interiores em betão, 15 exteriores e 7 interiores em terra batida. Mas, na que muitos já chamam da nova pérola de Manacor, não se joga só ténis. O padel, o outro jogo de raquetes em franco crescimento, também teve lugar na academia.
Os fãs da modalidade encontram 10 campos exteriores e seis interiores. Completam o centro futurista duas piscinas, uma das quais semi-olímpica, uma clínica desportiva, um campo de futebol de sete, porque em miúdo, Nadal também dava uns toques na bola e a paixão foi ficando.
Para completar o imenso centro, há um ginásio de 1000 metros quadrados, um spa e, em seguida, bares e dois restaurantes: Roland Garros (depois de ter ganho 14 na sua carreira, o tenista não se conteve) e o Open dos Estados Unidos, um título conquistado quatro vezes pelo maiorquino. Mas não espere encontrar as iguarias mais calóricas da ilha. Os menus são supervisionados por nutricionistas para que os atletas nunca se desviem dos objetivos.

“Acreditamos que o ténis atual e do futuro se joga primeiro com os olhos, depois com a mente, a seguir com as pernas e finalmente com as mãos. Na Academia, aplicamos sistemas de treino que vão nessa direção, combinados com as atitudes que tanto sucesso têm trazido ao Rafa ao longo da sua carreira profissional, como a sua movimentação, carácter vencedor, intensidade no treino e nos encontros, mentalidade competitiva e concentração”, pode ler-se no site.
A importância do saber
No entanto, não é só de ténis que vivem os atletas da academia. Além dos 40 courts de terra batida, cobertos e descobertos, existe também uma escola internacional onde podem estudar e preparar-se para a universidade.
É difícil treinar todos os dias, viajar pelo mundo para participar em torneios da modalidade e ainda frequentar a escola. O campeão de Maiorca sabe-o bem e, por isso, criou a Rafa Nadal International School, uma escola anglo-americana que prepara os atletas para o mundo universitário, especialmente para as formas de ensino utilizadas nos EUA, através de bolsas de estudo.
No ano letivo de 2018/2019, 100 por cento dos alunos de ténis que se formaram e tencionavam ir estudar para os EUA foram aceites e receberam bolsas de estudo em universidades americanas. Os restantes licenciados iniciaram os seus estudos universitários em centros do Reino Unido, Espanha, Alemanha, Países Baixos e Emirados Árabes Unidos.
E para conseguir inspirar ainda mais os miúdos que lá querem estudar, existem um museu onde podem apreciar todos os feitos do tenista e ídolo de muitos. Quem quiser pode visitar o museu ou todo o complexo e ainda marcar uma partida de ténis. Pode ainda treinar no ginásio da academia, o Sportime e relaxar no centro de wellness e bem-estar, aberto todos os dias na semana. Os preços destas experiências começam nos 18€, mas facilmente escalam para as centenas de euros.
Se ficou curioso com o complexo megalómano do tenista na bonita ilha das Baleares, carregue na galeria para descobrir algumas curiosidades.