“Respect my Mindset” foi o mote escolhido por Renato Monteiro para a sua nova marca de vestuário desportivo, lançada no mercado nacional a 1 de janeiro. “O projeto original foi concebido em 2018 por um amigo meu em parceria com outro colega. Com a pandemia, acabaram por seguir caminhos profissionais distintos e a marca ficou inativa. Costumava comprar algumas peças deles e, tendo um forte interesse em investir em projetos nesta área, propus ficar com a marca e reinventá-la”, revela à NiT o jovem empresário de 27 anos.
A procura por fornecedores e a escolha de uma fábrica para acolher a produção revelou-se bastante desafiante e prolongou-se por cerca de seis meses. Renato começou a desenvolver a primeira coleção da marca em junho, com ajuda de um designer e lançou-a no primeiro dia de 2025. As peças foram concebidas a pensar em todos os que “valorizam a sua aparência durante os treinos, que gostam de caprichar nos looks de treino e de estar elegantes tanto dentro como fora do ginásio, sem sacrificar o conforto”.
O jovem, originário de Vila Nova de Gaia, destaca o design, a qualidade dos tecidos e a exclusividade como as características que diferenciam a RM. O nome da marca foi cuidadosamente pensado para simbolizar um estilo de vida. “Felizmente, cada vez mais pessoas estão atentas ao seu corpo e comprometem-se com rotinas que as ajudam a manterem-se fiéis a essas práticas, mas isso nem sempre é bem-visto pelos outros. Foi essa a mensagem que quis transmitir”, esclarece.
A estética internacional serviu como principal fonte de inspiração para a criação dos modelos masculinos e femininos. Renato analisou os padrões e degradés de cores mais populares e fez uma combinação que refletisse o seu gosto pessoal. “O meu desejo é que as pessoas se sintam bonitas e seguras de si.”
Formado em Ciências do Desporto e com vários anos de experiência como personal trainer, Renato optou por uma produção totalmente nacional. A fábrica está localizada na sua área de residência, o que lhe permite uma maior proximidade a todo o processo de criação.
A coleção inclui leggings, tops, meias, calções e camisolas, adequados tanto para os treinos como para o dia a dia. Todos os modelos estão disponíveis para compra online, com preços a partir de 7,90€, e envios para Portugal continental.
Neste momento, Renato não tem planos para abrir um espaço físico para a RM, “mas talvez isso aconteça dentro de cinco anos, dependendo de como as coisas evoluírem até lá”. A sua maior ambição para o futuro é agilizar a exportação dos modelos e estabelecer a marca como uma referência no setor do vestuário desportivo. “Quando se falar em roupa fitness, quero que a RM seja a marca mais reconhecida do País.”
Carregue na galeria para conhecer as peças que integram a primeira coleção da RM.