Ginásios e outdoor

Este método promete ajudar a emagrecer só com a ajuda de uma bola de ténis

Teoria vem do Japão e também contribui para relaxar os músculos enquanto estiliza a figura.
Rápido e eficaz

Já todos ouvimos falar sobre as maravilhas que vêm do Japão — e não são só os carros ou o sushi. Há várias artes marciais, métodos de bem-estar e, mais recentemente, um método de emagrecimento que vale a pena conhecer.

Chama-se Kaoru e tem o nome da sua criadora. A treinadora japonesa tem mais de 40 anos de experiência e lançou um livro que no primeiro confinamento vendeu mais de 200 mil exemplares no Japão. O livro “Adelgaza con Kaoru” chegou recentemente a Espanha e tem sido também ali um fenómeno de vendas e de pesquisas.

Por cá ainda não há uma tradução para português, mas é possível comprar a versão espanhola do livro. Mais importante do que isso, convém perceber o segredo por trás deste método. Isto trabalha através da libertação miofascial, que é o relaxamento das fáscias. Segundo a “Infopédia”, a fáscia é uma “membrana de tecido conjuntivo fibroso, mole, que envolve e separa os músculos e as fibras musculares, bem como as vísceras e os órgãos neurológicos, compartimentando-os”.

De uma forma mais simples, este tipo de libertação é conseguido através de alguns tipos de massagem como aqueles tão conhecidos pelos desportistas mais assíduos como os rolos de massagem ou até aqueles aparelhos específicos que emitem vibrações. No caso do método Kaoru, a massagem é feita através da combinação entre uma bola de ténis e alguns exercícios de ioga e pilates. A ideia é que, em apenas dez minutos por dia, consiga relaxar os músculos, a postura e ao mesmo tempo ter o benefício de ajudar a estilizar a figura.

Para que as fáscias continuem a fazer eficazmente a sua função de proteção do corpo, movimento ou eliminação de resíduos é preciso que se mantenham elásticas. De acordo com Kaoru, citada pela “Elle”, quando os músculos ficam mais tensos a fáscia fica inflamada e rígida, o que acaba por provocar dores, má postura e dificulta os movimentos.

A recuperação da mobilidade, da elasticidade dos músculos, do equilíbrio e da postura pode conseguir-se facilmente com a ajuda de uma bola de ténis, como defende a especialista. Ao renovar o tecido fascial e melhorar a postura, Kaoru promete também melhorar a aparência corporal. Sim, há pequenos detalhes que podem dar uma falsa ideia de uma barriga grande, por exemplo, só por causa de uma má postura e pouca ativação dos músculos da zona abdominal.

Convém perceber já que este método por si só não vai fazer com que perca calorias, para isso é preciso complementar com uma boa alimentação e mais exercício físico. O que isto vai realmente ajudar é a melhorar a postura e com isso, ao devolver à coluna o seu tamanho normal, vai também ajudar a estreitar a cintura e reduzir o volume da barriga, além de ativar o metabolismo de uma forma suave.

Para Kaoru, o importante é a postura e a figura visual e não o peso, porque muitas vezes perdemos peso mas não se nota visualmente. Ao utilizar a bola de ténis, “os ossos reajustam-se corretamente, o ventre é reduzido, a cintura estilizada, os glúteos tonificam-se, o peito aumenta e reafirma, o pescoço fica mais longo e o rosto mais definido. Além disso, a circulação sanguínea melhora e o metabolismo acelera”.

O segredo de tudo isto poderá estar até nos pés, porque quando a fáscia plantar está inflamada o arco fica um pouco mais plano e não absorve o impacto como deveria, o que provoca algum desalinho da postura.

“O correto alinhamento dos ossos não é algo hereditário mas sim o resultado dos nossos hábitos. Se aprendermos a relaxar os músculos, seremos mais felizes.”

Os exercícios

Passando agora aos exercícios propostos por este método, vai precisar de uma bola de ténis, como já percebeu, e um tapete de ioga, se tiver. Depois, tudo o que precisa é apenas do seu corpo.

Um dos primeiros exercícios passa por, de pé, descalço e com as mãos nas costas, pisar a bola e rodá-la por toda a planta do pé. Isto irá mudar o centro de gravidade, melhorar o alinhamento corporal e reordenar os órgãos, segundo Kaoru. Ao reajustar o arco do pé e a pélvis irá estilizar a cintura.

Para tonificar os glúteos, o exercício também é simples. Usando roupa justa para permitir que a bola rode mais facilmente, sente-se com as mãos apoiadas no chão ligeiramente atrás das costas. Coloque a bola por baixo do glúteo e mexa-se sobre ela durante cerca de um minuto. Depois repita o processo do outro lado.

O exercício para alongar os gémeos ajuda também a melhorar a posição da pélvis. Para isso, sente-se no chão apoiando os glúteos nos pés. Depois, coloque a bola nesse espaço entre os gémeos e os quadríceps. Sustenha-a aí durante dez segundos, baixe-a até ao centro do gémeo, espere o mesmo tempo e depois repita o processo junto ao calcanhar. No final, faça o mesmo com a outra perna.

Para alongar a cintura e reajustar a posição da pélvis, deixe agora de lado a bola. Separe as pernas à largura dos ombros e mantenha a bacia direita. Coloque os pés ligeiramente para fora e depois foque-se na parte superior do corpo. Por trás da cabeça, segure o cotovelo direito com a mão esquerda e o cotovelo esquerdo com a mão direita, de forma a esticar também as costelas.

Se quiser descobrir mais alguns exercícios deste método, além do livro pode ver um vídeo que está disponível. Apesar de ser falado em japonês, dá para ir seguindo alguns dos passos que executa.

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