A Sanjo tem um novo dono. Carlos Palhares, líder da empresa Head Value, detém agora 51 por cento da M2Bewear, que detém a insígnia de calçado portuguesa. O investidor pretende agora acelerar o seu crescimento, através da aposta na expansão internacional e na digitalização.
A informação foi adiantada em comunicado na passada quarta-feira, 9 de abril, pela Head Value. A empresa esclareceu que a decisão pretende reforçar a posição da M2Bewear “enquanto insígnia de referência no setor têxtil, mantendo-se fiel à sua identidade, mas reforçando o capital e incorporando uma nova experiência e gestão especializada”.
Por seu lado, Carlos Palhares afirmou: “A Sanjo fez parte a minha infância e juventude bem como de todos os portugueses da minha geração. É uma marca que nos desafia e obriga a honrar a sua bonita história. Temos pela frente o desafio da internacionalização e a melhoria contínua do produto num país tão rico no conhecimento da indústria do calçado”.
Os fundadores da M2Bwear, que detêm ainda uma área dedicada a fardas e equipamentos de proteção individual, destacam a opção como uma mais-valia para o futuro da marca e das sapatilhas icónicas.
“A experiência da Head Value na internacionalização das suas participadas é uma mais-valia, pois este será um dos pilares desta nova fase da Sanjo. A aposta na digitalização e inovação, desde a experiência de compra até à personalização do produto, também permitirá fortalecer a relação com os consumidores e tornar a marca mais competitiva num mercado global”, referem os acionistas Hélder Pinto e José do Egipto.
Fundada em 1933, a Sanjo tornou-se um ícone do calçado português, especialmente entre os jovens nas décadas de 40 e 50. Após um período de ausência do street style, foi revitalizada em 2019, através de uma forte aposta nos modelos clássicos e novas interpretações do seu design original.