Ginásios e outdoor

São Silvestre: já se pode inscrever na maior corrida noturna de Lisboa

Se sempre quis correr nesta famosa prova que se realiza no fim do ano, apresse-se, porque as inscrições esgotam rapidamente.
Esgotam rapidamente.

Aquela que é uma das mais populares corridas do País, acontece sempre perto do Natal e já está a ser preparada. A São Silvestre em Lisboa está marcada para o dia 18 de dezembro, mas já se pode inscrever.

A ideia para esta prova não chegou de muito longe. Cásper Líbero, um jornalista milionário brasileiro, viajou para Paris nos anos 20 e foi nesta cidade europeia que se inspirou. Fascinado com uma prova em que os participantes transportavam tochas enquanto corriam, decidiu lançar a iniciativa em São Paulo, no Brasil, mas de forma adaptada à cidade: iria acontecer no último dia do ano, durante a noite, e passaria a chamar-se Corrida de São Silvestre, como forma de homenagear o Papa Silvestre que morreu neste dia, no ano 335 depois de Cristo.

Depois do sucesso do outro lado do Oceano Atlântico, Líbero trouxe-a para Portugal, decorria a década de 70. Desde aí que se tornou uma tradição lisboeta de final de ano. A corrida expandiu-se a outras cidades do País e as regras foram mudando: enquanto antigamente a prova acontecia sempre no último dia do ano e à noite — de forma a que a meta fosse cortada, precisamente, quando batiam as doze badaladas — agora decorre entre meados de dezembro e o início de janeiro, em diferentes horários, dependendo do local.

Este ano, a de Lisboa acontece no domingo 18 de dezembro, às 17h30. O ponto de partida será na Avenida de Liberdade, sendo que o percurso passa pela Praça dos Restauradores, Rossio, Praça do Comércio, voltando ao Marquês de Pombal, e regressa à Avenida da Liberdade. O percurso tem 10 quilómetros. O clube Pelicas São Silvestre da Pequenada, parte mais cedo, pelas 9h00, e a distância é menor: cerca de 500 metros. As inscrições estão abertas até o limite de participantes ser atingido.

A inscrição pode ser feita online no site da prova e os preços variam conforme a data em que se inscreve. Até 31 de agosto custa 12€, a partir dessa data, o valor a pagar vai aumentado até ao dia da corrida. Os miúdos pagam 5€.

Na Amadora, a prova está marcada para dia 31 de dezembro, como manda a tradição. A partida será junto à estação de metro Amadora Este às 17h45 e a chegada é na Praça de São Silvestre. As inscrições também já estão abertas e o preço é igual ao de Lisboa. Nestas provas umas boas sapatilhas são essenciais. Carregue na galeria para conhecer alguns modelos de corrida, de várias marcas e preços.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT