Ginásios e outdoor

Se não quer perder uma onda estas são as escolas onde pode aprender a surfar

Verão significa diversão e esta é uma das modalidades mais procuradas para aproveitar a estação em grande estilo.
O desporto do verão.

A chegada do bom tempo leva milhares de portugueses às praias. De norte a sul do País os areais enchem e as águas (quando convidam) também. Porém, seja verão ou inverno, existem atletas que não perdem uma onda.  

A origem do surf é disputada entre os povos peruanos e polinésios. Seja qual for a origem geográfica exata, a prática de deslizar sobre as ondas é conhecida há muito tempo. A modalidade tem vindo a crescer exponencialmente em Portugal e, apesar do buzz mediático gerado em torno das ondas nacionais, muitos dos 200 mil surfistas nacionais procuram a modalidade pelos benefícios que traz para a saúde.

Com a aproximação dos meses do verão, começa a preocupação em atingir uma boa forma física. Em vez de optar por fazer exercício físico num ginásio, fechado entre quatro paredes, pode optar por fazer aulas de surf e tonificar o corpo enquanto no meio das ondas.

A prática desta modalidade implica nadar, remar e manter-se em pé nas pranchas durante longos períodos de tempo. Este esforço faz com que o corpo ganhe resistência através do trabalho do coração e dos pulmões. Ao fim de algumas aulas vai notar que já não se sente tão ofegante e não sentir tanto cansaço. Tudo isso são sinais da melhoria da sua aptidão cardiorrespiratória.

Sendo um desporto praticado dentro de água, é com a força do mar que o surfista tem de lidar. Nesse sentido, exige o esforço de quase todos os músculos, ossos e tendões, o que faz desta uma das modalidades mais completas. Além de ajudar a prevenir doenças do coração, melhora o equilíbrio e a coordenação motora.

Esta modalidade promove também a saúde mental, porque permite um grande contacto com a natureza, sendo, por isso, associado à gestão de stress e ao relaxamento. 

Motivos para subir para cima da prancha e deixar que os miúdos também o façam, não faltam. Se o fizer pela primeira vez, não se preocupe. É para isso que os meses quentes servem: experimentar coisas novas e divertidas, como fazer surf e engolir uns pirolitos pelo meio.

Carregue na galeria para conhecer algumas escolas de surf do País, onde pode experimentar, com ou sem miúdos este desporto radical. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT