Ginásios e outdoor

Se quer perder barriga a tempo do verão este aparelho pode ajudar — custa menos de 10€

Se já está cansado dos exercícios tradicionais este pode ser um acessório a acrescentar aos treinos.
Já pode deixar os crunches de lado.

Os treinos abdominais podem ser um sacrifício e se as sequências forem sempre iguais, pior. A boa notícia é que os exercícios para treinar esta zona do corpo estão a tornar-se cada vez mais versáteis e funcionais e já pode dizer adeus aos tradicionais crunches deitado no chão.

Sets de agachamentos combinados com pranchas, elevações de pernas, ou pranchas, há muito por onde escolher para trabalhar esta parte do corpo que com a qual muitas mulheres se sentem desconfortáveis. Às vezes, para conseguir atingir resultados mais rapidamente, é importante introduzir acessórios na rotina de exercícios. Um deles é a roda de abdominais. É fácil de usar e eficaz — desde que se execute a técnica corretamente —, sobretudo para evitar lesões indesejadas.

O abdómen é constituído por quatro músculos principais: os retos abdominais, os oblíquos externos (que se estendem das costelas até às ancas), os oblíquos internos (que se encontram ligeiramente abaixo dos externos), e os abdominais transversais (as faixas musculares mais profundas, que se situam entre os grandes retos abdominais e a coluna vertebral, e desempenham um papel importante na estabilização da coluna).

Quando exercitamos esta zona do corpo não mobilizamos apenas um músculo, toda a musculatura do tronco é solicitada, quer estejamos a correr, a levantar pesos, ou apenas a fazer movimentos quotidianos. Os melhores exercícios abdominais são aqueles que trabalham também outras partes do tronco, mesmo que possam incluir alguns exercícios que visam de forma mais intensa uma zona específica do abdómen.

As vantagens de usar a roda abdominal

Para adotar uma postura correta e evitar dores nas costas torna-se importante fortalecer a região abdominal no dia a dia, ação que pode ser facilitada e intensificada por este acessório. “Em termos gerais, este é um dispositivo com um eixo central e uma roda, com a função de trabalhar a área abdominal, fortalecer a região lombar e trabalhar a parte superior do corpo”, explica a personal trainer Sara Monteiro.

A profissional do Fittejo adianta que “um dos exercícios mais utilizados com este aparelho é o AB Wheel Rollout, cuja evidência científica permite afirmar que causa um maior engajamento do reto abdominal relativamente ao tradicional crunch”.

Outras vantagens são “o fortalecimento da região lombar, o recrutamento de outros músculos como o grande peitoral, a melhoria da mobilidade e coordenação e, claro, a facilidade que temos em transportar o acessório para qualquer sítio”, aponta a PT. 

No entanto, lembra que “é importante adotar posições corretas durantes estes exercícios que têm inúmeros benefícios para a saúde. Estabelecer uma base forte, que dê estabilidade ao tronco é importante para proteger as costas e os joelhos e para que se possa mover naturalmente e evitar lesões”. 

Existem diferentes versões deste acessório, mas a mais comum é de uma roda com uma barra para a segurar com as mãos. Na loja online da Sportzone encontra vários modelos a partir de 9,99€. Regra geral, os ginásios têm sempre este tipo de rodas abdominais disponíveis na área de musculação.

Se quer começar a usar a roda de abdominais nos seus treinos, siga os quatros exercícios recomendados pela personal trainer Sara Monteiro.

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