Ginásios e outdoor

Se teve Covid-19, este é o exercício que precisa de começar já a fazer

A prática de exercício físico após a infeção por coronavírus pode também ajudar à manutenção da saúde mental.
Retomar a atividade física é muito importante.

À medida que nos aproximamos da marca dos dois anos a viver com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas que contraíram a doença começam agora a retomar a normalidade após a recuperação — incluindo o regresso ao exercício físico.

Nos anos anteriores, após uma constipação ou gripe, provavelmente não pensávamos duas vezes quando queríamos regressar ao ginásio ou à rotina de exercícios em casa — em alguns casos, isso até era encorajado pelos médicos como uma ótima forma de fortalecer o sistema imunitário.

Já no caso do coronavírus, é preciso ter alguns cuidados, mas “a atividade física pode ser muito benéfica para pessoas em recuperação da Covid-19 porque ajuda a fortalecer os músculos respiratórios”, começa por explicar à NiT o personal trainer Tiago Reis Silva.

A prática regular de exercício físico, associada a uma dieta adequada e equilibrada, garantem a manutenção da massa muscular e podem assegurar melhor qualidade de vida à população em geral, explica João Freitas, cardiologista no Centro do Coração do Instituto CUF Porto.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crónicas não transmissíveis, como as cardíacas, os acidentes vasculares cerebrais, a diabetes e, ainda, as doenças oncológicas. “Estas doenças crónicas são responsáveis por cerca de 70 por cento de todas as mortes no mundo”, alerta o cardiologista.

O acompanhamento por um médico de família, em conjunto com um bom personal trainer é fundamental para restabelecer a função pulmonar em total segurança. “Para as pessoas que ainda apresentam sintomas como falta de ar, tosse ou fadiga, é recomendado fazer uma atividade física leve, com exercícios de resistência de baixa intensidade”, explica Tiago.

Já no caso de indivíduos assintomáticos, é possível realizar a atividade física normalmente, avaliando sempre a ocorrência de sintomas.

A prática de exercício após a infeção por Covid-19 pode também ajudar à manutenção da saúde mental. Além destes benefícios, aumenta significativamente a autoestima e ajuda bastante no processo de perda de peso.

Dicas para voltar a praticar exercício físico após a Covid-19

— Não regresse aos treinos se ainda tiver sintomas. Deve estar uma semana livre de sintomas antes de começar a praticar.

— Faça-o lentamente, vá aumentando a intensidade de forma gradual e apenas quando estiver completamente confortável.

— Se a sua condição se agravar durante o exercício, pare.

— As pessoas com condições cardíacas pré-existentes devem consultar o seu médico antes de voltarem a qualquer atividade física.

Quando retomar a atividade física, o personal trainer Tiago Reis Silva recomenda que faça um circuito full body de baixa intensidade — o exercício ideal para recuperar a 100 por cento sua saúde física e mental.

Como se faz

Realize o exercício durante 30 segundos e descanse entre 10 e 20 segundos entre exercícios. Repita este processo para os quatro. Faça duas vezes cada exercício e descanse dois minutos no final da ronda. Repita três vezes este circuito (duas vezes cada exercício).

Os exercícios:

— Flexões
— Agachamentos
— Abdominais
— Elevação da cintura

Carregue na galeria para saber como se fazem os exercícios que compõem o circuito do personal trainer Tiago Reis Silva.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT