Ginásios e outdoor

O segredo de Jennifer Lopez para manter a forma perfeita depois dos 50

Envolve treinos madrugadores, 1.400 calorias e nada de café. Não é fácil, mas os resultados são inatacáveis.
Já tem 51 anos.

Se lhe mostrarmos uma fotografia de Jennifer Lopez nos tempos do lançamento do seu primeiro disco e outra tirada no último verão, provavelmente vai ter dificuldades em encontrar as diferenças. Porquê? Porque a norte-americana é uma verdadeira máquina.

Aos 51 anos, são poucas as mulheres que podem rivalizar com a forma da cantora e atriz. O segredo não é propriamente secreto: o físico de Lopez foi construído à base de muito esforço, disciplina e obstinação.

Ter ao lado uma lenda do desporto como Alex Rodríguez — famoso ex-jogador de baseball, mais conhecido por A-Rod — também ajuda. É ao lado do noivo que faz muitos dos treinos exigentes. Quando não está a treinar, está a dançar: outra das formas que encontra para misturar prazer e exercício.

“A dança sempre foi uma parte importante da minha vida e arranjar tempo para mexer o corpo e fazer algo que é bom para mim é a chave da minha felicidade”, explicou em 2016 à “Hello!”.

A primeira parte do segredo é óbvia: J. Lopez está em tão boa forma porque treina ao lado dos melhores. Fá-lo três a quatro vezes por semana, esteja em Nova Iorque ou Los Angeles, onde tem dois respetivos personal trainers que, segundo a própria, lhe dão “um bom balanço”, graças às “abordagens totalmente diferentes”.

“Sempre que treino com ela, focamo-nos na parte superior do corpo. Ela gosta de treinos de alta intensidade, sempre muito variados. Trata-se sobretudo de moldar e tonificar as curvas que ela já tem naturalmente”, explica David Kirsch, o parceiro de treino na costa este. 

Segundo o treinador, as sessões consistem também em teinos de circuito e movimentos compostos como os lunges cruzados ou agachamentos só com uma perna. “Também fazemos muitos burpees e um bocadinho de kickboxing”, nota.

É também fã de exercícios com bolas de fitness, que usa para trabalhar os abdominais e o core. E para outra zona vital, o rabo, recorre ao que o treinador chama de platypus walk ou caminhar do ornitorrinco, que descreve como “a forma mais rápida e eficaz de trabalhar esses músculos” — pode ver como se faz neste vídeo

A dieta é outro dos elementos absolutamente imprescindíveis. “É toda ela orgânica e bem pensada, com um equilíbrio de proteínas de alta qualidade e comida bem recheada de nutrientes”, explica Tracy Anderson, o treinador da costa oeste.

O que é que petisca Jennifer Lopez quando tem fome? Coisas ricas em amidos, papas de aveia com framboesas, batata doce, arroz integral ou quinoa, por exemplo.

A dieta assenta também em claras de ovos, carne branca de peru, peitos de frango, salmão ou robalo para gorduras saudáveis e carne de vaca mas apenas de animais alimentados a erva. Uma vez por dia consome uma mão cheia de frutos secos e, claro, todas as semanas há uma refeição da asneira.

Nos períodos de tolerância zero, é abolido qualquer tipo de açúcar, compensado com batidos de proteína ou panquecas com xarope sem açúcar. E, claro, nas bebidas está interdito o álcool e a cafeína.

Diz-se que dormir é meio sustento e a máxima é aplicada por Jennifer Lopez. “Adoro um bom sono de nove ou dez horas, mas nunca consigo fazê-lo. Sete a oito horas são obrigatórias. E quando não sou capaz, começo a sentir-me maluca, emotiva e cansada”, explica.

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