Ginásios e outdoor

Sofre de dores de costas? Experimente fazer uma aula desta modalidade

A má postura e outros hábitos provocam dor e desconforto nesta zona do corpo. O Holmes Place tem uma aula de reeducação postural.
São 45 minutos de "terror".

As dores de costas afetam a maioria das pessoas, independentemente da idade. Atualmente, é comum, inclusive, os miúdos queixarem-se do mesmo. As mochilas carregadas de livros e cadernos são, muitas vezes, as culpadas. No entanto, a banalização dos computadores, tablets e consolas de videojogos, criou todo um novo universo que alterou radicalmente os hábitos e comportamentos de todos. Com estes novos aparelhos passamos a passar mais horas sentados, muitas vezes assumindo posturas erradas, focados apenas nos ecrãs.

O teletrabalho, que para muitos se tornou uma realidade mesmo no pós-pandemia, piorou a situação. O sedentarismo que, além de levantar questões relativas ao aumento de peso (se nos mexemos menos, gastamos menos calorias), cria problemas de cariz postural. De certeza, que já se apercebeu — mais do que uma vez — de que estava sentado ao computador com as costas arqueadas ou com as pernas cruzadas. Estes hábitos têm consequências na nossa coluna, como explica Alexandre Constantino fisioterapeuta do Holmes Place do Amoreiras à NiT.

A dor nas costas é algo que faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas, atualmente. Estamos cada vez mais acostumados a passar todo o dia sentados, à frente do computador ou de outros dispositivos eletrónicos, muitas vezes mantendo uma postura inadequada. O pescoço está, normalmente, esticado à frente do nível do peito. Este comportamento pode favorecer o surgimento das incómodas dores nas costas”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80 por cento da população sofre de algum tipo de dor nas costas. Estas podem surgir por vários motivos: são sintoma de alguma outra doença, ou simplesmente como consequência de um esforço realizado de maneira indevida. Contudo, existem várias formas de aliviar este mal-estar. As sessões de fisioterapia, por recomendação médica, são as mais conhecidas. Porém, atualmente existem modalidades nos ginásios que podem ser incluídas nos treinos semanais que permitem obter resultados semelhantes. Desde 2021 que a cadeia de ginásios Holmes Place dispõe de aulas de redução postural. No entanto, devido aos sucessivos confinamentos, esta oferta ainda é largamente desconhecida.

A reeducação postural é um dos métodos da fisioterapia que tem como objetivo prevenir e combater alterações da coluna, como a escoliose, as hipercifoses e a hiperlordose. Ajudando a melhorar a postura é também útil para melhorar a respiração e corrigir o posicionamento das ancas e joelhos, por exemplo”, indica o especialista.

Alexandre é um dos fundadores da modalidade reeducação postural disponível na cadeia de ginásios. As aulas “têm o objetivo de melhorar a condição da coluna através de posições específicas”, explica. “São 45 minutos de puro terror” — brinca — “onde se faz um alongamento progressivo e não forçado, que tem como objetivo reestabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade dos grupos musculares endurecidos pela prática desportiva e por movimentos/posturas impróprias relacionadas com as atividades da vida diária e laborais”.

Quando se faz reeducação postural de forma consistente, como destaca o fisioterapeuta, os resultados para a saúde são visíveis. Entre os vários benefícios, estas sessões melhoram a postura, a flexibilidade, facilitam a respiração e ajudam a desenvolver força muscular. Além disso corrigem a morfologia, libertam as articulações e aliviam as dores de costas. As aulas estão disponíveis em todos os ginásios Holmes Place do País e não têm limite de idade. Só é pedido que os alunos usem roupa desportiva confortável, que permita o total movimento dos braços.

Se quer começar a cuidar desta zona do corpo, este treino de 10 minutos é ideal para si. Exercitar o abdómen ajuda a definir a barriga mas também alivia as dores das costas, em especial as da zona lombar. Para fazer estes exercícios só precisa de um acessório: um tapete. Carregue na galeria e descubra como os deve fazer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT