Sérgio Ramos, José Lopes e Fábio Cruz, todos com 26 anos, conheceram-se no mestrado de engenharia física tecnológica no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Como eram todos de fora da cidade, não conheciam os melhores lugares para praticar desporto na capital e, para piorar, não sabiam como descobrir estas informações.
O que era um problema tornou-se um negócio para o grupo. Com a ajuda de mais dois integrantes, os irmãos Tiago e Pedro Freitas, de 29 anos, criaram o Spogui. A ideia da plataforma digital é reunir diferentes spots para praticar qualquer desporto e interligar desportistas e os locais de que mais gostam.
“Nós queríamos empreender e vimos uma oportunidade de negócio, já que há tantas aplicações disponíveis para quando queremos jantar fora, mas não havia nenhuma deste tipo relacionada com desporto”, conta à NiT Sérgio Ramos, co-fundador e CEO do Spogui.
A plataforma começou a funcionar aos poucos, no início de 2018. O grupo fez uma parceria com a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) — que tem espaços para a prática de ténis, padel, futebol e squash — e a entidade passou a usar o site para fazer a gestão dos seus campos.
“Com esta parceria, pudemos testar a plataforma, corrigir os erros e adotar novas funcionalidades. Ao longo de 2018, nós fomos construindo e melhorando o Spogui com a participação da AEIST e dos usuários. Em 2019, expandimos”, explica Sérgio.
“Spogui, your sports guide” é o tema do projeto. O site quer trabalhar para empresários e utilizadores. Aqui, o dono de um espaço de desporto pode cadastrar o seu negócio e fazer a gestão das reservas dos equipamentos e das aulas, por exemplo. Além disso, a plataforma permite que os parceiros tenham um espaço de divulgação gratuita.
“Já os utilizadores têm benefícios porque podem pesquisar no Spogui um desporto ou uma localização e encontram várias opções reunidas num só lugar, como acontece quando procuramos dicas de restaurantes na Zomato.”
Até ao momento, o Spogui tem cinco parceiros e 109 spots inscritos em 52 modalidades diferentes de desporto. O objetivo é ter cada vez mais espaços disponíveis para reservas em qualquer lugar do País. O grupo também está a desenvolver uma aplicação que será lançada ainda este ano.