Ginásios e outdoor

SUP com Alma: a escola de Cascais onde pode fazer ioga numa prancha

A instrutora garante que "não são só poses bonitas em cima da prancha, é uma sensação indescritível".

Apaixonada pelo mar, quando veio para Portugal, em 2015, Lia Coldibelli queria mudar o estilo de vida. “Já me dedicava ao Stand up Paddle (SUP) nesta baía [em Cascais] e pedia todos os dias ao Universo que pudesse ter um estilo de vida que me permitisse remar logo de manhã e depois ir trabalhar”, conta à NiT a instrutora de ioga de 40 anos. O futuro foi mais feliz do que isso. “Comecei por trabalhar numa escola de Stand up Padel e depois, como já fazia os meus treinos de ioga na prancha também aqui na baía, acabou por atrair algumas pessoas que ficavam curiosas.”

Com o passar do tempo começou a desenvolver o seu projeto. “Mas queria criar uma experiência diferenciadora”. No início, era um projeto itinerante e dava aulas em várias escolas de surf diferentes. Porém, entretanto engravidou da sua filha, a Maia, e abandonou a ideia em stand-by durante alguns anos.

Quando conheceu o André, o dono da concessão na Praia da Conceição, em Cascais, tudo voltou a mudar. Nas horas vagas do restaurante, o proprietário cedia-lhe o espaço para que Lia pudesse dar as suas aulas de ioga. “Tempos mais tarde, ele perguntou-me se eu não conhecia alguém que quisesse abrir uma escola de Stand Up Paddle, e eu rapidamente respondi que era o meu maior sonho”.

Juntos criaram a SUP com Alma, nascida em plena pandemia, em abril de 2021, com um conceito completamente inovador: “Nunca imaginei que teria tanto sucesso”, conta a instrutora natural de São Paulo, no Brasil. E justifica o feito com o facto de se ter dedicado às pessoas da terra e não ter criado um negócio apenas para turistas. “Acabamos por formar um clube, em que os clientes acabam por vir todas as semanas para praticar esta modalidade e não só”.

Além do ioga na água, trouxeram outros desportos, com o objetivo de estimular a atividade física e o bem-estar nesta zona de Cascais, que era mais conhecida pela festa, como nos explica Lia. “Inserimos o canoa havaiana, o beach tennis e estamos tentar trazer a malta do triatlo, para criar uma comunidade, uma comunidade com alma, porque é disto que a SUP com Alma é feito”.

Para que não restem dúvida, Lia clarifica: todos podem fazer SUP ioga. “Não precisam de ter qualquer experiência em nenhuma das modalidades”, garante. Até porque a instrutora prepara os alunos antes do início da aula e adequa os objetivos ao nível de cada um.

No entanto, não espere que seja tudo super fácil. De acordo com a professora, “como estamos numa base instável, uma vez que estamos dentro de água e em cima de uma prancha, as pessoas acabam por ter de ganhar uma maior consciência do seu corpo”. É uma prática complementar do ioga e isso talvez justifique o motivo de já “muitas instrutores da modalidade procurarem a SUP com Alma para levarem os seus alunos para uma experiência diferente e enriquecedora”.

Segundo Lia: “O encontro com o mar e a conexão com a natureza, e as energias do sol, do oceano, é o que procuro trazer na prática. Não são só poses bonitas em cima da prancha. A parte mais importante é mesmo a ligação que se cria”.

Por esse motivo não disponibilizam apenas aulas, mas também criam eventos, como o SUP ioga detox, onde no final da sessão, os participantes recebem um detox. O programa tem mais sugestões. “Fazemos também despedidas de solteiro, a festas de aniversário. Muitas pessoas procuram-nos para oferecer momentos que fiquem gravados na memória e que complementamos com ofertas de brunch”.

Se quiser experimentar este conceito, saiba que uma aula individual tem o custo de 35€. Pode fazer a marcação através do site da escola. Contudo, se este desporto for demasiado radical, pode sempre ficar pela areia, com uma aula de ioga mais tradicional, que tem o custo de 20€. No caso de eventos e festas, o orçamento é personalizado.

Carregue na galeria para ver imagens de como funciona exatamente esta modalidade.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praia da Conceição Cascais

    2750-327 Cascais
  • HORÁRIO
  • Segunda a Domingo das 9h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT