Ginásios e outdoor

Surpresa: abriu no Parque das Nações uma da maiores pump tracks da Europa

O complexo de pistas de ciclismo foi inaugurada esta segunda-feira para delírio dos fãs desta modalidade.
Fotos da Junta de Freguesia do Parque das Nações.

Foi pensada para receber provas internacionais, mas também para ser um dos espaços mais diversificados para a prática de atividades físicas em Lisboa. Foi assim que nasceu a Pump Track, o novo complexo de pistas para os entusiastas do ciclismo, praticantes de BMX ou de outras vertentes.

O projeto, que resulta de esforços desenvolvidos entre a Junta de Freguesia do Parque das Nações e a Câmara Municipal de Lisboa para a revitalização do Parque Tejo, sobressai pela zona onde se situa, já que tem vista para a Ponte Vasco da Gama e para o Rio Tejo.

Tem vista para a Ponte Vasco da Gama.

A super pista, explica a junta de freguesia no site oficial, “é a maior pista portuguesa para esta modalidade e uma das maiores da Europa”. 

“Construída pela Velosolutions, será uma das mais belas pistas do mundo que, além de homologada para receber provas internacionais, será um espaço de atividade lúdica e desportiva diferente dos outros e que promove a coordenação motora a resistência dos praticantes e a interação social”, pode ler-se.

O novo spot da cidade foi inaugurado a 18 de outubro, sendo palco de uma das eliminatórias do campeonato do mundo de Pump Track, que passou pela primeira vez por Lisboa. No total, 56 participantes usaram o complexo para a prova de qualificação para o Mundial. O concorrente português mais rápido na pista do Parque das Nações foi Bruno Cardoso, com o tempo de 30,085 segundos no percurso.

No dia seguinte, 19 de outubro, o complexo de duas pistas passou a estar aberto ao público em geral. É que ao lado da pista principal — aquela que serve para competições —, existe uma pista para aprendizagem. A Junta de Freguesia do Parque das Nações garante que até os miúdos podem dar as suas pedaladas.

A pista mais curta tem 80 metros de comprimento e a segunda pista — também a mais desafiadora — chega perto dos 300 metros de extensão. “A pista infantil tem 14 saltos com rodas e quatro curvas com bermas. A grande pista tem 47 saltos de rolos e 12 curvas com bermas”, explica a Velosolutions.

O objetivo é que esta infraestutura se torne ainda mais versátil, pelo que serão progressivamente instalados equipamentos para outras atividades, como street basket, ténis de mesa, escalada e um parque de instrumentos bio-saudáveis, por exemplo. A utilização é gratuita.

A nossa ambição é fazer do Parque Tejo um dos mais diversificados espaços pra a prática de atividades físicas da cidade de Lisboa”, revela a Junta de Freguesia do Parque das Nações.

Abriu oficialmente a 19 de outubro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT