Ginásios e outdoor

Tem 24 anos e pôs milhões a treinar na quarentena: esta é a estrela fitness de 2020

Pamela Reif é um fenómeno em todo o mundo, incluindo Portugal. A NiT explica-lhe porquê.
É uma influencer alemã.

Para muitos dispensa apresentações, mas para outras pessoas será uma novidade. Decore este nome: Pamela Reif. Tem apenas 24 anos, mas um enorme império gerado pelas suas redes sociais e, claro, pelo seu empenho. Embora esteja no Instagram e no YouTube há muito tempo, 2020 foi o seu ano — e a NiT diz-lhe o porquê.

Há quem conheça a influencer alemã apenas por causa do seu corpo considerado “escultural” ou da sua “beleza radiante” — palavras que se lêem em dezenas de meios de comunicação internacionais, assim como nos comentários deixados pelos seus seguidores.

Por falar nisso, a musa fitness é acompanhada por 6,7 milhões de pessoas apenas no Instagram. Quando a NiT falou dela pela primeira vez, em abril deste ano, tinha 5,1 milhões, pelo que o crescimento foi enorme. No YouTube tinha 2,49 milhões de subscritores e atualmente já está nos 5,36 milhões.

Números à parte, a principal razão para considerarmos Pamela Reif a estrela fitness das redes sociais deste atípico ano tem precisamente a ver com isso: ser atípico. A alemã, naquela altura com 23 anos, dado que toda a gente estava em confinamento por causa da Covid-19, decidiu criar planos de treino para pôr toda a gente a mexer, fosse a partir do quarto, da sala, da cozinha ou da varanda.

Pessoas por todo o mundo treinavam em tempo real ou através dos vídeos que a influencer publicava na sua conta de YouTube. A influencer Mariana Galhardas e o casal de viajantes “Explorerssaurus” eram alguns dos portugueses que faziam — e continuam a fazer — os seus circuitos.

Antes da pandemia, a modelo alemã publicava um a dois vídeos por mês e agora chega a ter mais de três vídeos por semana nesta plataforma. A partir de março, além dos programas de treino que divulga no Instagram, tanto para iniciantes como avançados, passou a fazer várias transmissões de treinos ao vivo no YouTube, entre outros que publica para ver mais tarde.

Numa publicação feita no dia 17 de março, revelou que ninguém estava sozinho em isolamento. Enquanto treinava ao vivo, tinha 90 mil pessoas a acompanhá-la. Agora, apesar do desconfinamento, muitas dessas pessoas continuam a seguir os circuitos de Pamela, que está sempre atenta em todas as suas redes sociais. O mais certo é ter o dobro de seguidores no próximo ano.

Como Pamela Reif veio parar às redes sociais

Nasceu em Karlsruhe, no sudoeste da Alemanha, e nem sempre foi tão popular. A jovem sempre adorou dança e desporto, tendo feito várias atividades extracurriculares quando era criança. No entanto, quando completou 16 anos perdeu interesse em algumas delas. Em busca de algo novo, encontrou o ginásio.

Como já contou nas suas redes sociais, começou a treinar com um amigo e nenhum deles tinha um plano definido. Como não sabia nada sobre treinos cardio ou de musculação, acabou por pedir ajuda e foi-lhe dado um plano padrão dado a toda a gente e que não funcionou com ela.

O plano que Pamela estava a seguir consistia em inúmeras sessões de cardio, além de algumas aulas leves de levantamento de peso e treino em grupo. Depois de semanas da seguir esse método, a agora influencer não viu mudanças no seu corpo. Na verdade, só perdeu mais peso.

“Durante esse período, o meu corpo ficou muito magro, a minha percentagem de gordura corporal também era muito baixa e os meus abdominais eram fortes e visíveis, mas eu era extremamente magra. Pesava cerca de 45 quilos”, revelou.

Houve um dia em que decidiu mudar completamente o plano de treino. Em vez de correr na passadeira, inclui mais levantamento de peso, onde constavam agachamentos e outros exercícios. Estas alterações, combinadas com uma dieta rica em nutrientes, fizeram com que os seus braços ficassem mais tonificados, as pernas e os glúteos mais firmes, e a barriga mais definida do que nunca. Daí a toda a gente querer descobrir o seu método para um corpo escultural, não demorou muito.

“Eu era basicamente apenas uma adolescente na escola. O Instagram estava a ficar popular e eu comecei a publicar fotografias da minha comida, dos meus acessórios, tirava selfies no ginásio — estava a fazer  isso sem nenhum plano ou estratégia. Cresceu a partir daí”, contou na Forbes Under 30 Summit Europe.

Quando percebeu que estava a atrair cada vez mais pessoas para as suas redes sociais e recebia centenas de mensagens sobre treino, Pamela Reif percebeu que podia de facto causar um impacto na vida das pessoas, além de construir uma carreira na Internet. Começou por partilhar fotografias e vídeo diariamente.

Como contou à “Forbes”, revista da qual foi capa em 2019, foi depois de alcançar os 500 mil seguidores nesta rede social  que o seu hobby se tornou um negócio. Trabalhou com diversas marcas populares, como a Calzedonia e a Nak-d, e ganhou também visibilidade no YouTube. Além disso, já fez treinos com caras conhecidas como Jason Derulo, Adriana Lima e Selena Gomez.

Pelo caminho, partilhou mais de 70 receitas num livro que lançou em 2019. Sendo fã de bowls, tem propostas para comer desde o pequeno-almoço à sobremesa. O livro está à venda online e custa 20€. E tem uma conta de Instagram apenas relacionada com alimentação saudável chamada @pamgoesnuts, com quase um milhão de seguidores.

Pamela Reif é a escolha da NiT como estrela fitness 2020, mas houve outros nomes que se destacaram nesta categoria nas redes sociais. Carregue na galeria para saber quais são.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT