Ginásios e outdoor

Tem 88 anos e é o pára-quedista mais velho da Europa — já fez quase 1500 saltos

O segredo passa por dormir bem e fazer exercício físico todos os dias, durante 15 minutos. Quer continuar a saltar mais dez anos.
Ibrahim Kalesic a saltar.

Aos 88 anos Ibrahim Kalesic quebra todas ideias pré-concebidas que possam existir sobre as pessoas com mais idade. O bósnio é pára-quedista há mais de 70 anos e continua a saltar para se manter em forma.

“É uma excelente sensação”, revelou Kalesic à Reuters, depois de aterrar do seu 1487.º salto. O momento aconteceu durante uma competição de pára-quedismo na cidade de Bihać, na Bósnia, no último fim de semana.

“Sinto-me super bem, descansado psicologicamente, e a desfrutar de excelentes companhias”, disse, aqui citado pelo “Público”. E não perdeu a oportunidade para descrever um pouco da rotina que segue desde que está reformado. “Todos os dias faço exercício durante 15 minutos, e a minha esposa garante que faço uma alimentação saudável e equilibrada.”

O atleta.

Durante a juventude Kalesic fez um programa de treino de pára-quedistas num centro de aviação, na Sérvia, antes de se tornar instrutor de saltos. Em 1963 bateu o recorde jugoslavo da modalidade— saltou de um avião a uma altitude de 5.500 metros.

“Sou o pára-quedista mais velho da Europa no ativo”, afirma, orgulhoso. “Quero continuar a saltar mais dez anos, para entrar no livro de recordes do Guinness, como mais velho pára-quedista bósnio no ativo do mundo”. Mas o seu grande sonho é outro: treinar jovens. “Adoraria ter um instrutor que me ajudasse a treinar os meus alunos, para que possam vir a substituir-me nas competições de saltos”, revela à mesma agência.

A receita para continuar a saltar de alturas impensáveis para alguns é simples: dormir bem. “O pára-quedismo é um desporto extremo e requer concentração. Para estar muito concentrado, é preciso dormir bem, e para dormir bem é preciso ter uma consciência clara de que não se ofendeu, nem se fez mal a ninguém. Só assim se consegue dormir sem pesadelos e se é capaz de saltar.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT