Ginásios e outdoor

Tem o sonho de correr uma maratona? Só precisa do novo relógio da Huawei

O Huawei Watch GT Runner cria planos de treino personalizados e mede parâmetros que o vão ajudar a atingir todos os seus objetivos.
Um treinador no pulso

Em Lisboa, é fácil encontrar corredores um pouco por todos os parques, jardins e zonas ribeirinhas. Sejam os madrugadores que já estão de calções antes de o sol nascer ou os que gostam de relaxar ao final de um dia de trabalho. Eu não sou uma dessas pessoas, fica já registado. Apesar de ser adepta de variados desportos e tipos de atividade física, a corrida nunca me conquistou, mas o desafio impôs-se e acabei por calçar as sapatilhas para me fazer à pista com o novo relógio da Huawei.

Além do desafio de perceber o que é ter o Huawei Watch GT Runner como treinador pessoal de corrida, a NiT foi descobrir alguns dos sítios mais procurados para correr em Lisboa. E até encontrou um novo espaço que pouca gente deverá conhecer.

Para os fãs de corrida, a maratona com os seus mais de 40 quilómetros é um fascínio e um objetivo de vida Para mim, chegar aos três quilómetros sem parar para recuperar o fôlego é uma conquista digna de ser festejada.

O treino para estes objetivos tem muito que se lhe diga, entre a gestão de capacidade e recuperação para aguentar o exercício. Mais do que esperava. E se nem todos pretendem ter um treinador para se tornarem campeões, podem tê-lo de forma simples com o Huawei Watch GT Runner. Este é essencialmente o profissional necessário para evoluir nos treinos e avançar a cada quilómetro.

O novo relógio da marca tem logo duas características que vão despertar a atenção dos corredores: o peso — com apenas 38,5 gramas que quase não se fazem sentir — e o programa de corrida científico, complementado pelo treinador pessoal assistido por inteligência artificial. Estes vão permitir construir um plano de treino tendo em conta a capacidade e características individuais (peso, altura, idade) do utilizador, além do objetivo de distância que se pretende alcançar. O plano fixa dias da semana para correr com variados tipos de treino, divididos em quatro períodos – inicial, upgrade, consolidação e redução – proporcionando um percurso gradual ao ritmo certo. E, no meu caso, um crescendo que me permitiu não desmaiar logo no primeiro ou segundo treino.

Já na parte dos dados, o Huawei Watch GT Runner fornece uma monitorização precisa de vários parâmetros. Para quem está a começar, basta uma corrida com o relógio para ficar a saber níveis de intensidade do treino, volume de treino e tempo de recuperação, por exemplo. Para quem realiza treinos mais avançados, já é oferecida uma análise da fadiga, desempenho e até da técnica de corrida. Aliada ao plano de treino, esta monitorização é essencial para perceber a carga semanal indicada, evitando levar o corpo além dos seus limites e causar lesões.

Ajuda a adaptar a corrida ao ritmo cardíaco ideal

Este treinador pessoal está presente ao longo do treino com feedback por voz em tempo real. Desta maneira não precisa de se distrair a olhar para o relógio, recebendo informações como a frequência cardíaca ou ritmo de corrida em alta voz. Algo que achei motivador, foi como se houve uma cheerleader a puxar mim.

Bateria duradoura e navegação precisa para que nunca se perca

Pormenores técnicos à parte, é fascinante terminar um treino e ter o nosso percurso delineado ao pormenor num mapa real, com os vários parâmetros adicionados ao mesmo, além do trajeto detalhado para aqueles que correm tudo num só sentido e depois precisam de voltar para trás mas não sabem bem como. Aqui, é garantido que com o Huawei Watch GT Runner chegará ao ponto de partida sem se perder.

O resumo interativo de cada treino

Com um gadget que permite fazer tantas coisas (levei-o para os meus treinos HIIT e a uma aula de boxe), a bateria durou em média uma semana e meia. Com a vantagem extra de o carregamento ser super rápido.

Controle a sua saúde e não perca uma conversa

Sendo a corrida o principal foco, há muito mais que podemos descobrir sobre a nossa saúde com este smartwatch. O controlo de sono é bastante preciso — ao ponto de detetar aquele momento em que adormeço no sofá antes de me ir deitar ou quando acordo e adio o despertador para ficar a vegetar mais 20 minutos. Mas mais do que o sono, a função de medição do stress é que realmente me atraiu. Isso e o clássico lembrete para me mexer quando estou há demasiado tempo sentada à secretária. 

Podem parecer funções mínimas, mas são de facto um alerta para o cuidado que temos com o nosso bem-estar. Como extra, este relógio não é apenas compatível com telemóveis Huawei mas sim com todos os dispositivos Android e iOS.

Neste momento, ainda não atingi o meu objetivo de três quilómetros com o plano de treino do Huawei Watch GT Runner, mas posso dizer que passei por parques e jardins de Lisboa perfeitos para esta prática. Assim, a NiT elegeu quatro espaços em Lisboa onde pode treinar de forma divertida. Conheça-os na série RuNiT.

Este artigo foi escrito em parceria com a Huawei.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT