Ginásios e outdoor

Tom Brady reformou-se há 7 meses e já perdeu 5 quilos. A culpa é da “falta de stress”

O jogador de futebol norte-americano está mais tonificado e acredita que é por ter mais tempo para cuidar da saúde mental.
O jogador tem 46 anos.

Para quem não está familiarizado com a liga de futebol americano, Tom Brady é um género de Cristiano Ronaldo nos EUA. Sete vezes campeão da Super Bowl, o jogo final do campeonato da NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, que decide o campeão da temporada, é o jogador com mais sucesso de sempre.

O atleta reformou-se em fevereiro, aos 46 anos e, ao contrário do que acontece com os comuns mortais, o descanso não o fez engordar. Brady revelou que perdeu quase cinco quilos desde que parou de jogar. O tema surgiu no último episódio do seu podcast com Larry Fitzgerald e Jim Gray “Let’s go”, esta terça-feira, 26 de setembro, onde partilham histórias da sua carreira e vida pessoal,.

O atleta, que passou 20 anos da sua vida profissional ao serviço dos New England Patriots, partilhou a curiosidade logo após o colega Larry Fitzgerald, ter-lhe dito que parecia “mais leve”. “Sim, perdi cinco quilos, mas sinto-me em forma neste momento”, respondeu durante a conversa. Mas garantiu que não mudou nada na dieta, nem na rotina de treino, desde que parou de jogar.

Tom Brady não adiantou mais pormenores sobre o atual plano alimentar. Mas, em 2016, o chef pessoal e nutricionista na altura dele e da mulher Giselle Bündchen, Allen Campbell, revelou tudo.

O antigo quaterback (a posição que ocupava em campo) segue um método chamado clean eating: uma dieta que não conta calorias e que dá prioridade aos alimentos naturais. Legumes, frutas, proteínas saudáveis e gorduras boas são os seus melhores aliados.

“Praticamente 80 por cento do que Tom come são vegetais. Se não for orgânico, não uso. E também cozinho com grãos integrais, como arroz, quinoa e feijão. Os outros 20 por cento da dieta consistem em carne magra, pato, frango e salmão”, disse ao site “Boston”.

O especialista contou que compra sempre tudo fresco. Já o açúcar branco, a farinha de trigo, a cafeína, lacticínios e sal sódico são proibidos lá em casa. “Na hora de cozinhar os alimentos, uso apenas óleo de coco. Em vez do sal de iodo, utilizo o sal rosa dos Himalaias”, continuou.

Sobre Tom Brady, o chef desvenda que o ex-jogador da NFL não come tomates, pimentões, cogumelos ou beringelas. “Tomates só vez em quando, mas talvez apenas uma vez por mês. Sou muito cauteloso com este fruto, porque causa inflamação.”

Quando tinha jogos marcados a dieta não mudava. Segundo o chef e nutricionista, a única diferença é sazonal. No inverno, aposta mais em carne vermelha e sopas. No verão, são pratos mais leves, como lasanha vegetal e saladas.

Se não mudou a alimentação nem o treino, como conseguiu? O ex-marido de Gisele Bündchen apontou o dedo ao stress e afirmou que desde que abandonou o futebol, a pressão reduziu drasticamente. Sem a tensão de ser o melhor em campo, tem aproveitado para descansar, passear com a família enquanto se prepara para o novo desafio profissional como comentador da NFL na Fox Sports.

Não tenho o stress que tinha quando jogava e isso permitiu-me concentrar-me um pouco mais na minha saúde física. Mas acho que é importante para toda a gente. A saúde física e mental é muito importante para todos. Sem isso, o que temos realmente?”

“Podemos dar prioridade a muitas outras coisas — carreira, filhos, relações, família, bem maior, comunidade. Mas, no fim de contas, a saúde física e mental deve estar no topo da pirâmide, porque se não a tivermos, não temos nada”, acrescentou.

Irina Shayk é apontada como a atual namorada do atleta e acredita-se que a modelo tenha influenciado Brady, uma vez que adora “descansar” e “não acredita em dietas”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT