Ginásios e outdoor

Tomás e Catarina apaixonaram-se no ginásio. Aos 20 anos, abriram o próprio estúdio

No Slou Studio pode fazer musculação, Pilates e ter consultas de nutrição. O conceito está a ser elogiado pelos alunos.

Tomás Sampaio e Catarina Alves conheceram-se num ginásio. Ele trabalhava como personal trainer, enquanto ela, na altura estudante de Nutrição, ia lá treinar. “Fomos ficando mais próximos”, conta o casal à NiT.

A proximidade acabou por dar lugar a uma relação e, alguns anos depois, a um projeto profissional em conjunto. “Começámos a namorar e, com o tempo, percebemos que tínhamos objetivos que se podiam juntar”, explicam.

Antes de se conhecerem, já tinham em mente abrirem o próprio negócio — embora em áreas diferentes. “Queria abrir um estúdio de treino”, diz o atleta de 25 anos. Já ela sonhava em ter um espaço dedicado à nutrição. A ideia de juntarem as duas áreas foi crescendo até se transformar no Slou Studio, que abriu oficialmente no final de maio, em Águas Santas, na Maia.

A inauguração aconteceu mais cedo do que tinham previsto. “Nunca pensámos em abrir algo tão cedo”, admite Catarina, de 23 anos. A procura pelo espaço começou quase como uma brincadeira, mas acabou por se tornar num projeto concreto quando encontraram uma loja que reunia as condições que procuravam e ficava na zona onde queriam instalar-se.

O ginásio de 105 metros quadrados foi pensado para fugir à imagem tradicional dos espaços deste género. O próprio nome (uma referência a “slow”, que se traduz para “lento”), pretende transmitir essa diferença. “Queríamos ser algo mais calmo onde as pessoas podem tirar um tempo para elas”, explicam os fundadores.

A escolha também está ligada à personalidade dos namorados. “Nós somos pessoas muito calmas, serenas, até na forma como trabalhamos e comunicamos com os alunos.” O conceito do Slou passa por juntar diferentes áreas ligadas ao exercício físico e ao bem-estar no mesmo espaço.

Por ali pode fazer musculação e treinos personalizados de Pilates de solo, em aparelhos e há ainda acompanhamento na área da nutrição. Os exercícios são adaptados aos objetivos de cada pessoa, seja para perder gordura, ganhar massa muscular ou trabalhar capacidades como o equilíbrio e a coordenação. A manutenção da saúde é outro dos objetivos do trabalho desenvolvido no estúdio.

As aulas foram pensadas para manter um acompanhamento próximo. No Pilates de chão, as turmas têm no máximo cinco pessoas, enquanto o Pilates de aparelhos pode ser realizado em grupos de três ou em formato individual. No treino de musculação, o acompanhamento é, por enquanto, individual, embora esteja prevista a criação de aulas de grupo.

“As aulas são dinâmicas e de acordo com o objetivo de cada pessoa, sempre com o apoio do professor”, garantem os responsáveis.

Mais do que a dimensão das turmas, há outra diferença que os fundadores fazem questão de sublinhar: a forma como encaram quem entra pela porta. No Slou Studio, preferem falar em “alunos” em vez de “clientes”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por SLŌU studio (@slou.studio_)

“Cada um está aqui para aprender a treinar e a ter hábitos saudáveis. É isso que faz a diferença.”

A relação próxima com quem frequenta o estúdio é, aliás, uma das características que dizem ter surpreendido os dois desde a inauguração. O feedback está a ser marcado pelos elogios ao espaço e, acima de tudo, ao acompanhamento.

“Temos uma relação muito próxima com todos e nunca pensámos que iria correr tão bem”. A recomendação entre amigos, familiares e colegas tem feito com que novas pessoas cheguem ao ginásio.

Os preços variam consoante o tipo de acompanhamento e a frequência. Uma aula individual de musculação uma vez por semana ronda os 30€. Nas aulas de turma para o Pilates, o valor fica pelos 8€ por sessão. 

Carregue na galeria para conhecer melhor o Slou Studio, na Maia.

ARTIGOS RECOMENDADOS