Ginásios e outdoor

Tonificar pernas e barriga enquanto trabalha? Este acessório de treino faz isso

Parece um sonho, mas é mesmo possível — e permite poupar tempo e dinheiro.
Promete ajudar a manter a forma.

Há quem faça do ginásio uma segunda casa: treina de manhã, volta ao final do dia e ainda fica mais algum tempo para o convívio — pelo menos, antes da pandemia. Por outro lado, existe um (enorme) grupo de pessoas que dava tudo para estar em forma sem ter de meter os pés nos clubes ou em qualquer ou outro local onde o objetivo seja levantar pesos, usar máquinas ou apenas transpirar. E se isso for mesmo possível?

Imagine-se à secretária, enquanto está a trabalhar, ou na sala de sua casa, durante uma maratona de séries. Está a visualizar, certo? Então, ao mesmo tempo, podia estar a tonificar as pernas, a zona abdominal e ainda a fortalecer as costas. Tudo isto (quase) sem perceber.

Há um acessório de treino que está a ser alvo de notícias pela imprensa espanhola, que promete este cenário. A 4 de agosto, a revista “Glamour”, por exemplo, descreve-o como um acessório capaz de “otimizar tempo e recursos”.

Estamos a falar de uma prancha de equilíbrio que pode colocar, por exemplo, por baixo da secretária enquanto trabalha ao computador. Sem necessitar de mais acessórios ou de uma base, a prancha é posta diretamente no chão sem danificar o piso — tem uma base antiderrapante e que não deixa marcas.

É assim.

“Sob a base larga, onde repousam os pés, existe uma superfície menor com um acabamento arredondado que criará movimento. Quando nos colocamos sobre ele e tentamos endireitá-lo, estamos a exercitar o core (todo o abdómen, incluindo os lados), as costas e as pernas”, explica a mesma publicação.

Além de permitir tonificar zonas inferiores e superiores do corpo, melhora a concentração e o equilíbrio. E há mais uma vantagem: ajuda a melhorar a postura após várias horas sentado, assim como o posicionamento da coluna, e ainda tem impacto positivo nas articulações. Não se preocupe, não se vai distrair: ao início pode estar focado no movimento, mas é tão subtil que vai tornar-se natural.

Na descrição do produto disponível na Amazon espanhola pode ler-se que é possível mover a prancha em várias direções, aproveitando toda a amplitude do movimento (369 graus). “Equilibre para a esquerda, a direita, a frente, para trás ou em círculo.”

Sentado ou em pé.

“A base do padrão de ondas infinitas é coberta por uma bela mesa de bambu que fica bem em qualquer ambiente. Projetado para durabilidade e simplicidade — sem necessidade de tapete, montagem ou acessórios”, diz a Amazon. Portanto, além de poupar tempo e recursos, aposta no design e cabe em qualquer lado.

Esta prancha criada pela Uncaged Ergonomics pode ser enviada para Portugal e está à venda por 92,79€. “É menos do que uma inscrição no ginásio e pode ser usado por toda a família”, diz a “Glamour”.

Para quem não dispensa ir ao ginásio mas gosta de manter-se ativo no trabalho, há nove exercícios simples ideais para quem passa muito tempo sentado. O circuito completo não demora mais do que sete minutos e fica a sentir-se muito mais relaxado.

Carregue na galeria para conhecer todos os exercícios e saber como se fazem.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT