Ginásios e outdoor

Tradições que dão outro sentido ao Natal: esta prova de natação é só para corajosos

A iniciativa centenária acontece em Londres e é bastante peculiar. Na verdade, apenas um certo número de atletas pode participar.
O estilo não é descurado.

Nesta altura do ano não faltam tradições associadas direta ou indiretamente ao Natal. As casas são minuciosamente decoradas, o bacalhau e as rabanadas não faltam na mesa da Consoada e os presentes têm de ser religiosamente abertos à meia-noite. Os londrinos têm uma mais peculiar. Chama-se Taça Peter Pan e consiste em nadar cerca de 100 metros em águas geladas.

A prova já é disputada desde 1864, durante as manhãs de Natal. O evento é restrito a espetadores, exceto se já for um membro regular, para não dizer resistente, do Serpentine Swimming, um clube de natação londrino.

O nome da prova que acontece no lago do Hyde Park deriva da edição de 1904, quando o autor e dramaturgo James Barrie ofereceu o troféu ao vencedor. Na altura tinha estreado a peça “Peter Pan” no teatro e acharam apropriado ao momento. Desde aí, e até à sua morte, foi sempre o artista a oferecer a taça ao vencedor, quando cortava a meta.

A corrida começa às nove da manhã, por isso, se passar o Natal em Londres, pode ir até lá ver os corajosos a tentar a sorte antes de começar a abrir os presentes. Caso queira enfrentar as águas geladas, pode fazê-lo antes ou depois da prova, ou seja, ates das 8h30 e depois das 9h15. Porém, e só para ter uma noção, as temperaturas em Londres nesta altura do ano chegam aos graus negativos.

Como lá chegar

Para visitar o Hyde Park este ano consegue voos, por valores a partir dos 49€, ida e volta. Se aterrar no aeroporto de Heathrow, só precisa de apanhar um comboio e, cerca de 40 minutos depois, sair na London Paddington Train Station. A entrada fica a 15 minutos a pé da estação.

Carregue na galeria e recorde como fica a capital de Inglaterra nesta altura do ano.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT