Ginásios e outdoor

Treinar na água: o segredo de James Brolin para uma aparência jovem aos 82 anos

O ator e marido da célebre Barbra Streisand é um bom exemplo de que nunca é tarde para mudar e ganhar novos hábitos.
O ator recuperou também a sua energia.

Quando passou a barreira dos 80 anos, James Brolin, marido de Barbra Streisand, decidiu dar uma nova oportunidade ao mundo do fitness. Infeliz com o seu aspeto em frente ao espelho, a estrela de filmes como “Traffic” (2000) ou “Westworld” (1973) foi desafiado por um grupo de amigos e começou a treinar dentro de água. Os resultados estão à vista: Brolin parece ter rejuvenescido nestes últimos tempos.

O galardoado ator americano, que tem o seu nome gravado no icónico Passeio da Fama, abordou o assunto numa entrevista com a revista “People”. Explicou que a sua incrível forma física aos 82 anos se deve, sobretudo, ao surfista Laird Hamilton. Amigo de longa data do ator, criou uma rotina especial de treino com pesos, mas dentro de água.

Durante um jantar de amigos, o surfista sugeriu-lhe começar a treinar com ele. James aceitou, mas nunca apareceu. Contudo, tudo mudou no dia em que sentiu aquilo que descreve como um “clique” e decidiu dar uma oportunidade à modalidade praticada pelos amigos. “Passei a treinar com pesos debaixo de água e a minha vida mudou”, explica à publicação americana.

Ao início não foi fácil. Nadar com pesos nos pés parecia-lhe surreal, mas a motivação de Hamilton ajudou-o a continuar. À medida que as semanas foram passando começou a ganhar ritmo e atreveu-se mesmo a aumentar a intensidade.

“O treino consiste em fazer piscinas, de uma ponta a outra com pesos, porém o primeiro passo é saltar para dentro de água e tentar nadar até à superfície. Esse foi o primeiro desafio, os seguintes foram aumentar os pesos”, explica. “Quando começa a ficar confortável é hora de aumentar a carga. Costumava treinar com cerca de quatro quilos, depois aumentei para seis e daí passei para nove quilos”, esclareceu.

A saída da zona de conforto e todo o esforço compensaram: “Comecei a mudar. Tudo começou a mudar. A minha aparência, no geral, alterou-se para melhor. Mas não foi só o corpo. Os meus olhos, a minha pele e o meu pensamento ficaram diferentes, para melhor — ou seja, a velha máxima de que o exercício realmente funciona”, destacou.

O exercício é apenas parte da equação. Depois de cada sessão de treino, Brolin gosta de “desintoxicar o corpo”, como explica à mesma publicação. Para isso utiliza a sauna que tem em casa durante 40 minutos, três vezes por semana. “Todas as toxinas vêm à superfície e desaparecem”, garante. Uma prática que, segundo a Saunas de Portugal, ajuda mesmo a remover as toxinas do corpo enquanto relaxa o corpo, reduz os níveis de stress, aumenta a circulação, melhora a saúde cardiovascular, o movimento articular e reduz a dor muscular.

A par disto tenta ainda seguir uma alimentação saudável. Por isso nem é estranho quando revela que os seus pratos preferidos são “salada grega ou salada mediterrânica, com um pouco de queijo sobre ela”.

As vantagens de treinar dentro de água

Treinar dentro de água também tem vantagens, principalmente a nível de resistência. “O principal benefício é aliviar o peso da carga sobre a coluna e os joelhos. Dentro de água cria-se um efeito bolha sem gravidade”, explica Tiago Silva, técnico desportivo e criador do grupo de corrida No Limit Runners, à NiT.

Quando praticamos exercício físico no ginásio, com máquinas e pesos, o atrito é muito maior, assim como o impacto nas articulações. Daí que a hidroginástica, praticada na piscina, seja indicada para pós-lesões, uma vez que cria um impacto menor, com a resistência a ser feita apenas pela água. Esta modalidade, vista por muitos como para pessoas mais velhas, tem diversos benefícios, uma vez que ao treinarmos dentro de água não suportamos o nosso peso, o que faz com que o impacto seja reduzido. Para quem tem algumas limitações físicas, é uma excelente aula e pode tonificar bastante o corpo.

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