Ginásios e outdoor

A caminhada para descobrir as ruínas do sanatório Albergaria Grandella

A visita guiada aos vestígios no Cabeço de Montachique, em Loures, durará três horas. Está marcada para 22 de outubro.
Vai poder ver as ruínas Albergaria Grandella, em Montachique.

Quem se aproxima de Cabeço de Montachique, em Loures, não consegue deixar de reparar nas muralhas que se erguem pela encosta da pequena localidade. São as ruínas do sanatório Albergaria Grandella. No dia 22 de outubro, domingo, poderá vê-las de perto graças à caminhada organizada pela Green Trekker.

Os residentes adotaram as ruínas como castelo e há quem lhes chame palácio, mas a estrutura imponente tem mais semelhanças com uma fortaleza. Têm quase 100 anos e encerram um bom punhado de histórias e de lendas.

Entre os séculos XIX e XX, a tuberculose atingiu proporções epidémicas um pouco por toda a Europa. Embora a vacina tenha sido criada por volta de 1906, o mundo assistiu à disseminação desta doença respiratória e contagiosa, com maior incidência nas classes mais pobres.

Criaram-se então os sanatórios — estabelecimentos que se destinavam ao isolamento e tratamento dos doentes. Ainda assim, apesar dos benefícios do “ar fresco”, 75 por cento dos internados acabavam por morrer num prazo de cinco anos, segundo dados de 1908.

O programa arranca no Parque de Montachique, às 10 horas, e termina em Fanhões, às 13 horas. Depois, subirá em direção à chaminé vulcânica de Cabeço, onde irá admirar a extensa paisagem verdejante à sua volta.

Para o resto da caminhada, está prevista a visita a duas fortalezas das Linhas de Torres. No regresso, passará pelo Baloiço das Portelas, para depois seguir em direção a Ribas de Cima. Aí, poderá admirar a fonte e os tanques comunitários.

Trata-se de um percurso acessível a todos os que, “mesmo não tendo grande preparação, estão de boa saúde física e habituados a caminhar”. Ao longo do trajeto, poderá encontrar “alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso poderá ser mais difícil e acidentado. Em alguns casos, as distâncias a percorrer poderão ser maiores, mas a dificuldade técnica será reduzida”. Deverá optar por calçado e roupa confortáveis.

Devido à natureza e/ou dificuldade da caminhada, os participantes devem ter, pelo menos, 13 anos. A inscrição deve ser feita no site da Green Trekker — e tem o custo de 10€. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro nem refeições.

Carregue na galeria para descobrir algumas imagens das ruínas do sanatório Albergaria Grandella.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT