Ginásios e outdoor

Vem aí a primeira prova de trail running na maravilhosa Ilha Terceira

As inscrições para o Azores Bravos Trail já estão abertas. A primeira edição acontece a 28 de março.
Haverá duas provas distintas.

Para os mais fortes, um trail com 55 quilómetros. Para os que não querem arriscar tanto, um de 30 quilómetros. São estas as duas opções para quem quiser participar na primeira edição do Azores Bravos Trail, o mais recente evento de trail running na Ilha Terceira, nos Açores.

As paisagens verdes e montanhosas de Angra do Heroísmo vão receber, de 27 a 29 de março (sexta-feira a domingo), duas provas super completas que vão levar todos os participantes aos trilhos pedestres mais escondidos (e bonitos) da Ilha.

Tudo começa no dia 27 pelas 13 horas, altura em que os participantes serão recebidos no secretariado da prova, no Largo Prior do Crato. Pelas 19h30, haverá ainda tempo para um briefing completo sobre o evento, os horários e o regulamento das provas.

No dia seguinte, 28 de março, o dia começa bem cedo, com os transfers de todos os participantes para os locais onde as provas se iniciam. Pelas 7 horas, no Clube de Golfe da Ilha Terceira, dá-se a partida da prova de 55 quilómetros. O percurso passa por locais como Pico do Fogo, Lagoa do Negro, Lagoa da Falca e Alto da Serra. Termina na Mata da Serreta. Os pontos mais interessantes desta prova são a Rocha do Chambre e o Algar do Carvão, uma gruta que fica no interior de um vulcão.

Aqui está o Algar do Carvão.

Uma hora depois do início da prova anterior, às 8 horas, na Lagoa do Negro, partem os participantes da prova de 30 quilómetros. Lagoa da Falca, Vereda dos Aguadeiros, Alto da Serra, descida do Pico Negrão, Farol da Serreta e Ponta do Raminho são alguns dos locais incríveis por onde os participantes vão passar. A prova também termina na Mata da Serreta.

Os participantes têm, no máximo, 12 horas para terminar os respetivos percursos e a cerimónia de prémios acontece pelas 21 horas, no Largo Prior do Crato. No dia seguinte, 29, pelas 10 horas, haverá ainda uma caminhada de recuperação pelo centro histórico de Angra do Heroísmo. Os participantes e acompanhantes terão a oportunidade de entrar nos monumentos mais emblemáticos de Angra do Heroísmo.

No mesmo dia, haverá ainda uma atividade especial na cidade da Praia da Vitória que consiste numa visita guiada à Igreja Matriz e à Igreja da Misericórdia; e uma subida ao Miradouro do Facho, pelas 14h30.

As inscrições já estão abertas e são feitas online. Por razões de logística, estão limitadas a 500 participantes — por isso, não se atrase. A inscrição na prova de trail running de 55 quilómetros custa 50€; e na prova de 30 quilómetros custa 40€. Se não for atingido antes, o prazo limite de inscrição é até 20 de março. 

As inscrições incluem uma T-shirt técnica, um dorsal, um chip com cronometragem de tempo, abastecimentos líquidos e sólidos durante as provas, seguro desportivo, transfers, medalha de participação, medalhas para os três primeiros classificados de cada escalão (masculino e feminino) e troféus para os três primeiros classificados da geral (masculino/feminino). O regulamento completo também está disponível no site do Azores Bravos Trail.

A Associação de Atletismo da Ilha Terceira, em parceria com os Municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, são os organizadores oficiais da primeira edição do Azores Bravos Trail. O seu principal objetivo é “contribuir para a divulgação dos Açores como um destino de natureza por excelência”. Na verdade, esta é a oportunidade perfeita para conhecer a Terceira e participar na primeira edição do Azores Bravos Trail.

Vai aproveitar para conhecer estas paisagens.
Este artigo foi escrito em parceria com o Azores Bravos Trail.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT