Ginásios e outdoor

Vem aí o Trail do Texugo, a desafiante prova no coração do Alentejo

A Serra d'Ossa é o palco desta corrida que será feita maioritariamente em meio rural, por caminhos e trilhos de terra batida.
Prepare-se.

A Serra D’Ossa, entre Estremoz e Redondo, é o pulmão de vários concelhos alentejanos. Com 653 metros de altitude e cheia de grutas artificiais do tempo dos monges eremitas, este, é um local envolto em tradições, rituais, mitos e crenças. É aqui que se realiza uma das provas mais desafiantes: o Trail do Texugo regressa a 7 de abril.

O desafio tem como ponto de partida e chegada a Aldeia da Serra d’Ossa, uma pitoresca localidade onde até há poucos anos se podiam ver as mulheres sentadas à porta das suas casas, enquanto conversavam sobre a vida dura da lavoura, as tarefas domésticas, ou simplesmente acenavam a quem subia e descia a serra pela estrada. A prova percorre trilhos, estradões, caminhos florestais, corta-fogos, ribeiros e locais com interesse histórico, como o Alto do Castelo, a Igreja do Monte Virgem e o Convento de São Paulo. 

É uma corrida feita maioritariamente em meio rural, por caminhos e trilhos de terra batida, e tem quatro distâncias diferentes: ultra (45 quilómetros), longo (30 quilómetros), sprint (15 quilómetros) e iniciação (10 quilómetros). A primeira tem início às 8h30, a segunda às 9 horas, a terceira às 9h30 e a última às 9h45.

A dureza da prova contrasta com a beleza das paisagens. Se o dia estiver solarengo e sem nuvens, pode avistar todo o Alentejo e grande parte da Estremadura espanhola. “Apesar de uma grande parte da Serra estar povoada de Eucaliptos, a maioria da área que integra o concelho de Redondo escapou a esta monocultura. Na encosta virada a sul, reina o sobro, o azinho, o pinho e o medronho. Mas há também a esteva, oliveiras centenárias e até laranjais, que coexistem numa convivência secular que mantém ainda o retrato do equilíbrio ecológico de outras eras”, escreve a organização.

As inscrições estão disponíveis online até dia 2 de março. Os preços variam consoante a distância que pretende percorrer: a mais curta custa 22€ e a longa 35€.

Carregue na galeria para descobrir outras 11 caminhadas que pode fazer até à primavera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT