Há vários motivos que levam alguém a querer percorrer os populares caminhos de Santiago. A única certeza sobre a motivação é que, de facto, se trata de uma peregrinação única e carregada de simbolismo. O lado português é o segundo mais percorrido e tem registado um crescente interesse nacional e internacional.
A viagem é uma homenagem à lenda de Santiago Maior (padroeiro de toda a Espanha incluindo da Galiza, onde a principal cidade mudou de nome em sua homenagem). Segundo as histórias tradicionais, o corpo de Santiago terá sido transportado por mar, na Barca de Pedra, desde a Palestina até Compostela — dando origem a esta peregrinação até à cidade espanhola.
Se sempre quis aventurar-se por este trilho religioso pode aproveitar a semana antes da Páscoa para o fazer. A Green Trekker está a organizar um evento que começa no sábado, 1 de abril, em Valença. No primeiro dia, o grupo vai atravessar a Ponte Internacional que liga aquela cidade a Tui. A partir daí, os participantes seguem pelos caminhos que milhares de peregrinos fazem.
Durante uma semana, até ao dia 8 de abril, o roteiro vai passar por Tui, Porriño, Redondela, Pontevedra, Caldas de Rei, Pontecesures, Padrón e Santiago de Compostela. São cerca de 128 quilómetros. No último dia, os peregrinos vão poder visitar Santiago com calma, descansar e depois regressar a casa.
A inscrição custa 420€ por pessoa. O preço inclui alojamento em quarto partilhado, um guia 24 horas por dia, seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais. As refeições e transporte até Valença, a partir do Minho, e de Santiago de Compostela até ao seu local de destino não está incluído.
As inscrições são realizadas online, diretamente no site da organização.