Ginásios e outdoor

A caminhada de 9 quilómetros pelas florestas e viveiros de Vale de Cavalos

O percurso terá uma duração de quatro horas, entre amieiros, carvalhos, bétulas e pinheiros. Será acompanhado pelo canto das aves.
Pode apreciar as bonitas paisagens.

Vale de Cavalos, na freguesia da Cota, é um cenário de grande beleza bem próximo de Viseu. Conta com várias áreas de pastagem, antigos viveiros, casas típicos de extintos mestres e guardas florestais, nascentes de água. Se não conhece este lugar cheio de fauna, flora e património únicos, terá a oportunidade de o fazer numa caminhada no próximo dia 16 de março (um sábado). 

O percurso de nove quilómetros inicia-se às 10 horas na antiga casa florestal dos viveiros de Vale de Cavalos, na Cota. Vai poder percorrer a área dos viveiros e passar por áreas de floresta de pinheiro, bétula, ciprestes e carvalhos. A seguir, irá percorrer os pequenos caminhos dos pinhais de Vale de Cavalos. “ Uma grande extensão de pinhais maduros onde podemos sentir os cheiros da natureza a apreciar a tranquilidade do local”, escreve a empresa organizadora, a Green Trekker. 

Perto do final da atividade, chegará à aldeia de Quintãs onde pode acompanhar um pouco do percurso do rio Paiva. Depois, voltará a caminhar entre amieiros, carvalhos, bétulas e pinheiros até regressar ao ponto de partida.

O canto das aves será uma companhia constante ao longo do percurso que deverá demorar quatro horas a concluir. A caminhada é “acessível a todos os que, mesmo não tendo grande preparação física, estão de boa saúde física e estão habituados a caminhar”, indica a organização. 

“No percurso poderemos encontrar alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso poderá ser mais difícil e acidentado”, pelo que a participação é reservada a maiores de 13 anos. As inscrições devem ser feitas online e têm o custo de 10€ por pessoa.

Carregue na galeria para descobrir outras 11 caminhadas que pode fazer até à primavera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT