Ginásios e outdoor

Vem aí uma caminhada por Cacilhas para ver o pôr-do-sol no Cristo Rei

O dia começa no Cais do Sodré, mas o percurso tem arranque marcado para o Farol de Cacilhas.
Não se podia pedir nada melhor.

Se gosta de fazer caminhadas, do ambiente à beira do Rio Tejo e de tirar fotografias ao pôr-do-sol, então este passeio pedestre é ideal para si. A iniciativa vem da Green Trekker, conhecida pelos seus longos passeios pela natureza, organizadas em diferentes regiões do País. Em julho, por exemplo, levou os participantes a descobrir a Serra da Lousã, num percurso de três dias.

No entanto, a nova oferta da empresa de trekking não vai ser tão puxada quanto essa. Desta vez, é um passeio leve de 4h30, num percurso de oito quilómetros.

A iniciativa acontece a 7 de agosto e começa às 18 horas no Terminal Fluvial da Transtejo/Soflusa no Cais do Sodré, onde embarcará rumo a Cacilhas. Ao sair do barco, o ponto de reencontro é no Farol de Cacilhas. É aí que começa o verdadeiro percurso pela natureza que o levará a conhecer o Cais do Ginjal, uma zona abandonada onde as fábricas e graffitis encontram-se em harmonia com a vegetação que ali acabou por crescer.  Tudo isto com uma vista sobre o Tejo e sobre Lisboa.

Depois, a caminhada continua pela margem do rio Tejo por um trilho verde em direção ao Santuário do Cristo Rei, passando pelo elevador panorâmico da Boca do Vento e por uma praia fluvial que fica por baixo da Ponte 25 de Abril. Contudo, é mesmo no Santuário do Cristo Rei que se dará o ponto alto do passeio, ao ver o sol a pôr-se sobre o Tejo. Quando regressar ao Cais do Ginjal — a última paragem do percurso — já será de noite.

A Green Trekker informa que é preciso levar um chapéu, uma garrafa de água de 1,5 litros, roupa apropriada à ocasião e farnel. Vai também precisar de gel desinfetante e, se quiser, poderá levar uma máscara facial (não é obrigatória visto que é um passeio ao ar livre). Para haver a maior segurança possível, aconselha-se também que leve consigo um bastão de caminhada.

O passeio pedestre custa 10€ e as inscrições já estão abertas no site da Green Trekker.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT