Chama-se Corrida Saúde+Solidária e, nos últimos anos, tem juntado profissionais de saúde e estudantes universitários a desportistas. O convite, no entanto, está aberto a todos que queiram manter-se ativos enquanto contribuem para uma causa solidária. A prova tem lugar no dia 30 de abril em Lisboa.
A 9ª edição da iniciativa acontece em formato híbrido, que combina uma corrida virtual com a presencial. Em comunicado, a organização explica que esta decisão “permite alargar a iniciativa além fronteiras e chegar a um maior número de participantes que se podem inscrever numa das provas sem ter de se deslocar fisicamente a Lisboa”. O evento online decorre durante os dias 27 e 30 de abril.
Caso escolha esta opção, o objetivo é correr nos dias estabelecidos pela comissão organizadora, ficando a escolha do percurso e o local onde é realizado à escolha de cada um.
O percurso da corrida presencial ainda não foi divulgado pela organização. Nas duas vertentes, o evento inclui quatro provas distintas: duas provas de cinco quilómetros (caminhada ou corrida), uma prova de 10 quilómetros e uma prova de 15 quilómetros, incluindo ainda outros desafios.
Esta iniciativa sem fins lucrativos é desenvolvida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que pretende doar todo o lucro das inscrições a instituições apoiadas. Este ano vão ajudar a Associação Conversa Amiga (ACA), ao Fundo João Lobo Antunes, ao Centro De Recuperação Infantil de Benavente (CRIB) e ao Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Enquanto não chega o dia da prova, pode acompanhar a página da Corrida Saúde+Solidária nas redes sociais, onde existem passatempos e giveaways a decorrer. Pode consultar também o site da prova para saber mais detalhes sobre inscrições cujos preços variam entre os 6€ e os 8€.
Para corredores habituais, ou atletas amadores as sapatilhas são fundamentais e o requerem mais cuidado no momento da escolha. Carregue na galeria para conhecer alguns modelos especialmente adaptados a esta modalidade.