Ginásios e outdoor

Vem aí uma prova onde vai poder pedalar numa das mais icónicas rampas de Lisboa

O passado traz boas memórias de provas de ciclismo que passaram na Rua do Vale de Santo António, em São Vicente. Este ano, a história vai-se voltar a repetir.
Prepare-se para uma manhã desportiva.

Em 2021, justamente no ano em que se comemora o 80.º aniversário da primeira prova, acontecida em 1941, vai-se poder voltar a subir (e, assim, a pedalar) em bicicleta a icónica rampa da Rua do Vale de Santo António, na freguesia de São Vicente, em Lisboa.

67 anos após a última corrida, em 1954, o Mirantense Futebol Clube e a Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago” juntam-se para fazer acontecer aquela que consideram ser “uma das mais estrondosas empreitadas ciclistas de Lisboa”. Só que agora num formato de contrarrelógio e onde todos vão poder participar. A prova está agendada para a manhã de domingo do dia 17 de outubro, com partida na Rua do Mirante.

Segundo o site onde foi divulgada a iniciativa, este ano “a prova consiste na subida da Rua do Vale de Santo António desde o início até perto do seu final. O trajeto, com cerca de 600 metros, requer um esforço quase titânico dos corredores devido ao íngreme declive de algumas secções da subida, que terá como força propulsora o ânimo coletivo de todos os que assistem ao longo da rampa.”

As inscrições para participar nesta prova que “ficou para sempre na memória” têm um custo único de 5€ por participante e podem ser feitas por e-mail. Para isso terá de descarregar uma ficha de inscrição, fazer a transferência do valor a pagar para o IBAN partilhado online e juntar tanto a ficha de inscrição como o comprovativo de pagamento num e-mail enviado posteriormente para rampadovale@nullgmail.com.

No caso de preferir tratar da coisa “à antiga” e presencialmente, terá de se deslocar à sede do Mirantense Futebol Clube na Rua de Vale de Santo António Nº33 (Lisboa). Está aberta todos os dias das 20 às 23 horas. A inscrição, para além de o ir meter a suar, inclui a oferta de uma T-shirt, um cantil e uma mochila comemorativa do evento. Mas tenha atenção, porque só vai poder inscrever-se até às 23h59 do dia 10 de outubro.

No dia da prova, pelas 8h30, começam a ser feitas as inscrições dos ciclistas e a recolha, obrigatória, das dorsais na sede do Mirantense FC. Uma hora depois termina o período de inscrições, o que pode implicar, no caso de não comparência, a exclusão da prova.

Pelas 10 horas é largado o primeiro ciclista, sendo que está prevista para as 12h30 o fecho da prova, com a largada do último participante. A partir das 13 horas chega o tempo de festa. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT