Bella Hadid, Hailey Bieber e Alessandra Ambrosio, conhecidas por lançarem tendências, não largam um par específico de sapatilhas. Depois do sucesso das Samba e das Gazelle, 2023 será marcado por mais um regresso, o das as adidas Spezial.
As sapatilhas que voltaram a andar nos pés de toda a gente nasceram em 1979, na Alemanha. O objetivo que deviam cumprir era essencialmente funcional: garantir a tração que os jogadores de andebol precisavam poderem realizar as manobras em segurança no piso de borracha. A cor utilizada pelos atletas era, normalmente, o azul elétrico para contrastar com o tom areia do piso dos pavilhões.
A função foi cumprida e deixou os jogadores tanto da Alemanha, como dos Países Baixos e Escandinávia rendidos. Porém, nem um ano depois, já tinham invadido as ruas— o design simples e confortável foram argumentos suficientes para isso acontecer.
Os adeptos que acompanhavam as equipas apreciavam o conforto e a estética desportiva, mas rapidamente aperceberam quem combinavam com calças de ganga e que, embora fossem coloridas, tornavam o look mais interessante.
Em 1982, juntaram-se ao azul elétrico mais cores: vermelho, branco e preto. Quando a adidas se apercebeu que o modelo tornava-se um artigo de coleção, rapidamente expandiu a paleta de cores e agora existem várias adaptações disponíveis.

A moda evolui em ciclos e, atualmente, as Spezial fazem lembrar a tendência do final dos anos 70 e o início dos anos 80. Também não precisa de ser atleta ou particularmente corajoso com as escolhas de moda para as usar. Trata-se de um modelo que fica bem em qualquer ocasião, com qualquer look. Esta parece ser a principal razão para o regresso às luzes da ribalta.
As sapatilhas em pele e camurça têm uma silhueta simples e inesquecível que voltou a conquistar todas as fashionistas e it girls. E, claro, tornaram-se omnipresentes nos feeds de todas as redes sociais. Se costuma fazer scroll no Instagram, terá dificilmente escapado aos looks em que as Spezial são a estrela.
A nova linha é um olhar retrospetivo aos elementos da linguagem do design tradicional da adidas. Uma cuidadosa seleção das silhuetas clássicas reeditadas com uma visão contemporânea que, ainda a renovar-se, faz referência constante ao legado da marca das três faixas.
Se quiser fazer parte do clã, pode encontrar as versões clássicas, em branco e preto, no site adidas. Custam 110€. A enorme procura faz com que estejam esgotadas, sobretudo nos tamanhos mais procurados por mulheres.
Tal como vemos nas Spezial, o minimalismo voltou — pelo menos às sapatilhas — mas com um toque retro. E isso não significa que tem de ser tudo branco. Detalhes elaborados, superfícies texturadas e diferentes combinações para se adequarem ao estilo são a chave para conseguir acompanhar a tendência do momento sem descurar o conforto.
Carregue na galeria para conhecer os outros pares que serão tendência nos próximos meses.