Alimentação Saudável

Nesta dieta pode perder 9 quilos em 20 dias — e é seguro

A grande regra deste método é ingerir 1200 calorias. A NiT dá-lhe o exemplo das refeições que tem de fazer.

A NiT explica-lhe tudo.

Todos os dias surgem novas dietas e truques quase milagrosos para perder peso. Curiosamente, têm sempre o mesmo em comum: prometem resultados rápidos em pouco tempo. À lista, junta-se mais um método — chama-se a dieta das 1200 calorias.

Uma forma segura de perder peso é ingerir menos 500 calorias relativamente às necessidades diárias, podendo conduzir a uma perda até meio quilo por semana. Na prática, para a maioria das pessoas, isto consiste num plano de 1200 calorias por dia.

No fundo, o objetivo é que os seguidores deste método gastem mais calorias do que aquelas que ingerem, para que possam gastar a gordura acumulada.

“De acordo com uma nutricionista da universidade de Ohio, um plano alimentar de 1200 calorias é ideal sobretudo para mulheres com mais de 50 anos que são sedentárias, mas também para pessoas de qualquer idade desde que sejam saudáveis”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Ingerir 1200 calorias por dia é saudável?

Segundo a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, não é recomendado seguir um plano com menos de 1200 calorias. Porquê? Porque será difícil obter a quantidade de nutrientes necessários e não perder massa muscular. Portanto, neste caso, está dentro dos limites.

“É que com estas calorias consegue-se perder peso de forma segura sem que hajam carências alimentares, desde que o plano esteja bem estruturado”, conta.

Este método inclui cinco refeições por dia.

Quais são as regras desta dieta?

Quando se segue uma dieta hipocalórica um dos grandes desafios é controlar a fome. Por isso, é importante apostar em alimentos ricos em fibra e proteína e não esquecer a hidratação.

Mas atenção: saltar refeições não é uma opção. Deve poupar nas calorias se manter bem durante todo o dia e não ficar sem comer. É que passar fome é preparar-e para o fracasso da dieta. Além disso, o facto de não se sentir saciado vai fazer com que procure coisas menos saudáveis.

Outra das recomendações é beber 1,5 a dois litros de água por dia. Ao temperar a salada nas refeições principais não deve ultrapassar as duas colheres de chá de azeite.

Para que perceba como funciona a dieta das 1200 calorias na prática, a NiT tem um exemplo de um dia de refeições. No total, come cinco vezes por dia. Carregue na galeria para descobrir as sugestões.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT