Em 2025, a Food4Fitness celebra uma década de existência como loja online que aposta no conceito de comida fresca saudável. São vários os clientes que já não dispensam este tipo de pratos, prontos a comer, e que se destacam das refeições pré-preparadas por serem saudáveis.
A novidade é que os mais céticos, que gostam de provar a comida ao vivo e a cores para atestar o sabor e a qualidade, já têm um espaço onde o podem fazer. A loja física da Food4Fitness abriu na Avenida António Augusto de Aguiar, 140-A, em Lisboa, “para responder ao crescente interesse do público numa localização física, que seja um cartão de visita da nossa qualidade e do serviço que nos propomos a prestar”, revela à NiT Frederico Branco, de 34 anos, fundador do projeto.
E se, em 2015, quando surgiram, se limitavam a fazer entregas na cidade e arredores, um ano depois, desenvolveram uma caixa refrigerada para conseguirem garantir 12 horas de frescura, tendo começado a entregar em todo o País.
Antes da pandemia, em 2018, o projeto já tinha testado o conceito de uma loja de bairro, mas acabou por encerrar “já que o nosso principal foco é a distribuição das refeições a nível nacional e também em Espanha”.
No entanto, foram obrigados a repensar o conceito de loja. “Decidimos que era bom para a marca, já que havia bastante interesse dos nossos clientes, que também podem saborear os pratos no local”.
A loja procura dar a conhecer o projeto a um público “que não está tão habituado ao online e para que as pessoas com mais dúvidas possam provar a nossa qualidade antes de encomendar para casa”.
O que é a Food4Fitness
“Os nossos produtos são desenhados especialmente para quem quer comer com qualidade e tem o objetivo de perder peso, ganhar músculo ou manter um lifestyle fit”, revela Frederico. A ideia passa por entregar refeições individuais ou packs para uma semana, em casa. A diferença para outras empresas do género é que todas as refeições são saudáveis, adaptadas aos objetivos de cada cliente e mudam todos os dias.
O cardápio inclui uma ampla variedade de 800 pratos, desde carne, peixe ou vegetarianos, cada um disponível nos tamanhos M, L ou XL, para que se adaptem às diferentes necessidades de qualquer cliente.
A loja física é uma extensão da loja online, já que tem “parte dos produtos que vendemos, com destaque para uma vertente pick-up, para quem fez a encomenda no site, take away, para quem vem buscar as refeições à última hora, ou opção de comer no local”. Nos dias em que a meteorologia permitir, o espaço dispõe de uma esplanada com 12 lugares.
Ainda assim, destacam-se de um restaurante tradicional, pois definem-se como uma “produtora de comida. Quem quer comer no local só tem de aquecer o prato e temos todas as condições para o fazer”.
Apesar de ser formado em design gráfico, foi o gosto pela prática de desporto que levou Frederico a notar que existia “uma falta de opções no mercado, de qualidade premium, confecionadas com ingredientes de qualidade e com métodos de confeção saudáveis”.
Na Food4Fitness, os grelhados não são feitos com óleo de palma, não existem alimentos fritos e dispensam o uso de açúcar ou conservantes numa cozinha de produção própria. “Todos os produtos são feitos por nós, em Lisboa, e fazemos distribuição de norte a sul do País e Espanha, neste caso em transporte refrigerado.”
A comida é fresca, não é congelada, tem seis a sete dias de validade quando guardada no frigorífico e o segredo passa pelo embalamento a vácuo, numa atmosfera protetora. Como as refeições estão prontas a ser consumidas, basta perfurar o plástico protetor com um garfo e colocar no micro-ondas durante 2-3 minutos.
Um novo foco
Em dez anos, o foco do projeto acabou por se adaptar à realidade atual. “Inicialmente, o nosso público-alvo eram pessoas que praticavam exercício físico, mas agora não só atendemos às necessidades desse público, como o nosso foco principal passou a ser as pessoas que trabalham muitas horas por dia e não têm tempo, ou não sabem, preparar uma refeição saudável.”
Além disso, aumentaram a variedade de refeições e passaram a disponibilizar pequenos-almoços ou lanches. “Temos desde ovos mexidos a panquecas, papas de aveia, sopas ou wraps. Com os nossos menus, ninguém se cansa de comer de forma saudável, já que todas as semanas o menu é diferente.”
Têm o apoio de nutricionistas e dietéticas para a composição de alguns pratos, mas não descarta que “quem quer ter resultados com segurança deve recorrer a um profissional da nutrição”.
Quanto custa e como funciona
Apesar da aposta na qualidade, os preços das refeições principais variam entre 5,90€ e 11,25€, “dependendo do tamanho e de qual a proteína escolhida, quer seja peito de frango, atum, gambas ou salmão”. Também existem três opções vegetarianas por semana, além de sopas.
Para quem quer resolver o assunto de uma vez, pode encomendar um pacote de refeições para toda a semana, podendo a escolha ser feita de acordo com um objetivo: emagrecimento, ganho de massa muscular ou controlo calórico, o que ajuda a não ter de fazer contas de cabeça às calorias de cada prato. Os packs são divididos para eles e para elas, já que o volume de calorias diário é diferente para mulheres e homens.
Todos os pratos indicam não só a composição, como a tabela nutricional e os alergénios, para quem restrições alimentares.