Saúde

Naomi Watts entrou na menopausa aos 36 anos. Agora quer ajudar outras mulheres

Aos 56 anos, a atriz baseou-se na própria história para criar uma marca de beleza para quem está nesta fase da vida.
Atriz tem uma nova missão.

Habituada a interpretar papéis dramáticos em filmes como “Mulholland Drive” ou “21 Gramas”, nada poderia preparar Naomi Watts para o drama que viveu. Com apenas 36 anos, a atriz descobriu que os afrontamentos que sentia em várias fases do dia eram sintomas de perimenopausa, um período que antecede a menopausa, altura em que o corpo feminino passa por mudanças hormonais que levam ao fim da fase reprodutiva.

Por norma, acontece entre os 45 e os 55 anos, mas, por vezes, o processo começa mais cedo, como aconteceu com a atriz. Naomi admite ter sido apanhada “completamente desprevenida”, já que estava no auge da carreira cinematográfica e a pensar em ter filhos.

“A minha história começou tão cedo. Foi tão chocante e inundou-me de vergonha, o que fez com que entrasse em pânico”, confessou numa entrevista à revista “People”. “Tinha períodos irregulares, suores noturnos e contei aos médicos, que não atribuíram os sintomas a nada além de stresse ou algo assim. Claro, porque aos 36 anos era muito jovem para estar na menopausa.” 

Por volta dos 40 anos, Naomi Watts já apresentava vários sintomas, como problemas de pele sensível e irritável, que só conseguia disfarçar perante as câmaras com muita maquilhagem, o que só ajudava a agravar o problema. “Estava numa fase em que não sabia o suficiente sobre a minha saúde. Comecei a pesquisar no Google e a descobrir tudo sozinha”, revelou na entrevista. 

Após a surpresa ao descobrir que não existia uma comunidade de aconselhamento para mulheres a passar pelo mesmo problema, descobriu uma nova missão de vida. Em vez de se isolar, enfrentou a ideia de que o seu valor não diminui à medida que a idade avança e quer garantir que nenhuma mulher tenha de passar pela menopausa sozinha, falando abertamente sobre o seu percurso.

Mas é aqui que surge outra dúvida: será que falar abertamente sobre menopausa funciona como um cheque-mate numa carreira em Hollywood? “Havia muitos riscos e receios em torno disso, mas o facto de me debruçar sobre as minhas vulnerabilidades e fazer delas os meus pontos fortes superou esse receio”, revelou ao site Flow Space.

Naomi Watts não só assumiu as suas vulnerabilidades, como está empenhada em ser uma embaixadora no segmento da beleza madura. Tudo para ensinar outras mulheres a lidar com os sintomas que viveu, de forma precoce, e a cuidar da saúde da pele. Estava dado o mote para o lançamento da Stripes Beauty, uma marca que apresenta uma linha de produtos especialmente concebidos para mulheres na menopausa.

Envelhecimento saudável

Apesar de haver cada vez mais miúdas e adolescentes a partilhar dicas de beleza e maquilhagem nas redes sociais, o nicho da beleza madura também tem ganho protagonismo — e com embaixadoras de peso. Uma delas é Brooke Shields, que lançou a Commence, uma linha de cuidados capilares a pensar nas preocupações das mulheres acima dos 40 anos, outra é Naomi Watts, que também quer ter uma palavra a dizer no universo da menopausa.

Após de ter sido cofundadora da Onda Beauty, em 2014, uma marca de produtos de beleza focada em cosméticos naturais e orgânicos, a atriz anglo-australiana relançou, em junho deste ano, a Stripes Beauty, uma marca criada em 2022 a pensar nas necessidades sentidas pelas mulheres em diferentes fases da menopausa e focada no envelhecimento saudável. Um dos objetivos é apresentar soluções para a manutenção da saúde da pele a longo prazo, adaptadas às alterações hormonais relacionadas com a idade.

Na loja online é possível encontrar vários produtos de skincare tanto para o corpo e cabelo, como para o bem-estar íntimo, além de vários suplementos, incluindo os favoritos de Naomi Watts. A atriz destaca o hidratante com vitamina C “Dew As I Do”, (72,30€), o creme de noite “Evening Wear” (72,30€) ou o óleo íntimo “Oh My Glide” (36, 15€).

“Sei que tive vergonha, medo e dúvidas. É provável que muitas outras pessoas estejam a passar pelo mesmo”, revelou na entrevista. Apesar de ter sido invadida por uma crise de ansiedade, antes de criar a empresa, deu por si a pensar: “Bem, todas as mulheres vão chegar a este ponto. Por que não estamos a receber melhores cuidados? uma falta de educação e de investigação”.

Em junho, a Stripes recebeu este ano uma injeção de capital da L Catterton, um fundo de investimento da LVMH (conglomerado que reúne marcas emblemáticas como Louis Vuitton, Dior, Tiffany e Moët Chandon), para dinamizar o crescimento da marca nos Estados Unidos. Além dos produtos de beleza, Naomi Watts também quer ajudar a resolver os problemas relacionados com o sono com a ajuda do “The Dream Date” (36,15€). Ao contrário do que o nome pode sugerir, não se trata de uma plataforma de encontros, mas antes de um suplemento composto por melatonina, magnésio e trevo-vermelho, que ajuda a adormecer e a prolongar o sono.

Naomi Watts tem levado a missão tão a sério que, além do site, vai lançar em breve o livro “Dare I Say It”, onde relata como a sua vida “ficou virada de pernas para o ar” quando lhe disseram que estava a entrar na menopausa, aos 36 anos, revelou na sua conta de Instagram. O lançamento está previsto para janeiro de 2025 nos Estados Unidos e no Reino Unido.

 
 
 
 
 
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